top of page
O curso constará de vídeos, palestras e debates Ementa: Definição e fenomenologia. Uso e abuso de substancias por humanos e outros animais. Circuitos cerebrais, conceito e bases biológicas da dependência. Canabis e esquizofrenia. Aspectos políticos, históricos e legislação internacional e nacional sobre drogas. Conceito de redução de danos e educação para drogas. Drogas de uso tradicional e novas drogas sintéticas. Uso médico de canabis e psicodélicos.
Este minicurso visa promover a interação entre os campos das neurociências e da educação e o desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas para a relação ensino-aprendizagem nos diferentes níveis acadêmicos (básico e superior). Serão abordados os seguintes temas: Interação entre as neurociências e a educação, filosofia do conhecimento e das ciências, desenvolvimento do sistema nervoso, períodos críticos, corporeidade, sensações, movimento, funções superiores, distúrbios da aprendizagem e comportamento, sono e aproveitamento acadêmico.
I. Apresentação teórica de conceitos sobre microscopia eletrônica e de funcionamento do microscópio eletrônico de varredura. Serão explorados parâmetros básicos na rotina de criação de micrografias;/ II. Acompanhamento dos procedimentos relacionados à fixação de materiais biológicos para microscopia eletrônica de varredura. Serão utilizados os materiais dos participantes, assim como o material-modelo do Laboratório de Protistologia da UFRJ como exemplo;/ III. Acompanhamento das etapas de ponto crítico e metalização na preparação de stubs para microscopia eletrônica de varredura;/ IV. Observação do Material – Obtenção de micrografias dos materiais dos participantes. Os materiais devem estar previamente prontos para observação.
Este minicurso visa apresentar aos alunos a metodologia básica de expressão heteróloga de proteínas e abordar pontos desta que podem sofrer alterações para a obtenção de uma expressão mais satisfatória da proteína de interesse. Dentre estes pontos encontram-se a escolha do vetor, da plataforma de expressão, da cepa a ser utilizada, a metodologia de transformação, temperatura de indução, concentração de indutor e a densidade óptica do crescimento a ser escolhida como ponto de indução. Além disso, apresentaremos a técnica de gel de poliacrilamida (SDS-PAGE), utilizada para analisar a expressão de proteínas e os passos de estudo posteriores possíveis, uma vez que a proteína de interesse se encontra superexpressa. 
O objetivo do minicurso é transmitir para os alunos conhecimentos acerca da biologia da sub-ordem serpentes, focando nos grupos brasileiros. Dentre os temas abordados, teremos evolução, filogenia, ecologia, fisiologia e saúde, com uma aula prática (em laboratório) no final do curso.
A bioacústica é a ciência interdisciplinar que estuda a comunicação de seres vivos por meio de sons. Algumas de suas áreas de estudo são: a anatomia da produção e recepção de sons, a transmissão de sinais acústicos através do meio, a codificação de informação em sinais acústicos, o desenvolvimento e aprendizado de vocalizações assim como a aplicação destes conhecimentos na taxonomia, sistemática, ecologia e conservação. Este curso tem como objetivo desenvolver interesse no estudo da bioacústica e da comunicação animal de modo geral através da apresentação de tópicos teóricos sobre a evolução e surgimento da comunicação acústica em relação ao ambiente, morfologia e interações sociais. Serão abordados temas como seleção de sinais, honestidade na comunicação, adaptação dos sons ao ambiente, defesa territorial, individualidade vocal, preferência sexual e outros tópicos, dando-se ênfase à aves.
Introdução ao estudo de reprodução em mamíferos; evolução da biologia reprodutiva dos grandes grupos (monotremata, marsupiais e placentários); desenvolvimento embrionário do sistema reprodutor masculino e feminino; regulação hormonal; sistemas reprodutores e suas anormalidades; seleção sexual; sistemas sociais; utilização da morfologia reprodutiva como carácter taxonômico; embriologia básica; evolução da placenta; gestação; tipos de filhotes (altricial e precoce); parto; lactação e tipos de leite; ciclo estral; estratégias reprodutivas (e.g. seleção r-K; semelparidade); cuidado parental; período reprodutivo; uso de coleções zoológicas para estudos de reprodução.
O curso introduz os conceitos e definições básicas da área de resíduos sólidos bem como seu arcabouço legal a partir de uma contextualização histórica sobre a relação da sociedade com os resíduos. Em seguida, serão apresentadas noções gerais sobre as diversas técnicas para tratamento de resíduos, discutindo suas respectivas implicações, dificuldades e potencialidades e a dimensão emblemática que as ações de educação ambiental tem para a temática. A produção de energia, a partir do biogás, terá enfase, por sua estratégica relevância na transformação de resíduos sólidos em um poderoso ativo ambiental. O Projeto de implantação de coleta seletiva no CCS será apresentado e suas instalações e infraestrutura serão visitadas e analisadas, contextualizando, assim, de forma prática, o conteúdo teórico abordado ao longo do curso. Dessa forma, o curso dará a fundamentação teórica necessária para o profissional em formação que busca atuar no campo de gestão de resíduos, da pesquisa de resíduos sólidos, ou educação ambiental voltada para a área de resíduos.
O minicurso tem como objetivo a apresentação do Movimento Ecofeminista sempre em consonância com discussões transversais sobre os temas apresentados aula a aula. Programa: Introdução ao Movimento Ecofeminista: apresentação de conceitos (Feminismo, Movimentos Sociais, Justiça Ambiental, etc.), histórico do Movimento Feminista e do Movimento Ambientalista, Relações entre Gênero e Meio Ambiente. Origem do Movimento Ecofeminista. Principais autoras. Vertentes ecofeministas: Clássica, Espiritualista, Construtivista. Principais reinvindicações e contribuições do movimento. Ecofeminismo e atualidade.
Bioinformática: origens, aplicações e desafios. Noções de algoritmos. Programando em Perl. Resolvendo problemas simples em Bioinformática. Utilizando ferramentas computacionais (plataformas web e programas locais) e bancos de dados.
Este mini-curso tem a intenção de fazer uma introdução à biologia dos principais artrópodos hematófagos vetores de doenças, área pouco explorada no curso de Biologia. O foco deste mini-curso será em fisiologia, metabolismo e bioquímica destes organismos. Serão abordados aspectos gerais da digestão do sangue, do desenvolvimentos de ovos e do sistema imune. A relação desses aspectos com a microbiota e eventuais patógenos também será explorada, trazendo fundamentos de competência e capacidade vetorial, essenciais para estudos epidemiológicos.

Minicursos Noturnos

Minicursos noturnos

Bioquímica de Vetores

​

Ministrantes: Dr. Rodrigo Dutra Nunes

Drª. Ana Caroline Paiva Gandara

LOTADO

Expressão Heteróloga de Proteínas:


variações metodológicas para uma possível otimização do resultado

Ministrantes: Bel. Beatriz Rosa Penns


Bel. Carolina Oliveira Matos

​

​

Bel. Luís Felipe Costa Ramos
 

LOTADO

 

Ecofeminismo:

​

diálogos entre gênero, meio ambiente e justiça ambiental

​

 

Ministrante: Bel. Gabriela Ushida

​

LOTADO

Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos

​

​


Ministrante: Lic. Pedro Moreno Feio de Lemos


Me. Marcelo Côrtes Silva

LOTADO

 

Não é Apenas Sexo:

​

evolução, comportamento e fisiologia da reprodução de mamíferos

​


Ministrante: Me. Gisela Sobral

​

​

Me. Gabby Neves Guilhon

​

LOTADO

 

História Natural das Serpentes

​


Ministrante: Bel. Gabriela Guerra Ferreira Campos

​

 

Bel. Rebeca Stella Khouri

​

LOTADO

Tópicos em Bioacústica e Comunicação Animal
Ministrante: Me. Marcelo de Andréa Segall

LOTADO

BQ de Vetores
Clique em uma caixa e seja redirecionado ao minicurso desejado
Caixa verde: há vagas
Caixa vermelha: não há vagas
Resíduos
sexo
neuroeducação
bioacustica
Ecofeminismo
Proteínas
Bioinfo
serpentes

 

Microscopia Eletrônica​


Ministrantes: Dr. Inácio Domingos da Silva-Neto

​

Dr. Noemi Mendes Fernandes

​

Dr. Thiago da Silva Paiva

​

MSc. Marcelo Henrique Sales

​

Pedro Henrique Campello Nunes

LOTADO

 

Neuroeducação​

 


Ministrante: Dr. Alfred Sholl Franco

​

LOTADO

Âncora 2
drogas
O curso Bioética para Biólogos busca trazer aos alunos uma introdução básica sobre o campo da Bioética, e da Ética, além das suas implicações para a Biologia. Para tanto discutiremos as principais correntes e conceitos de Bioética, além de suas origens e desdobramentos atuais em diferentes campos do conhecimento; a relevância da Bioética e da Ética Aplicada dentro da Biologia Contemporânea; leitura e discussão do código de ética vigente do profissional biólogo; discussões e reflexões das problemáticas e dilemas éticos que o profissional biólogo enfrenta em sua atuação multifacetada na sociedade

 

Bioética para Biólogos

​ 

 


Ministrante: Me. Lucas Lopes

​

Bioetica

 

Biologia e Pesca de Elasmobrânquios

​

 

Ministrantes: Dr. Ségio Ricardo Brito Santos 

​

Me. Larissa Gouvêa Paiva 

​

LOTADO

O minicurso convida seus participantes a um mergulho no mundo dos Elasmobrânquios. Serão abordados os seguintes temas na aula teórica: Evolução de Elasmobrânquios, Diversidade de Elasmobrânquios, Anatomia externa, Ecologia alimentar, Osmorregulação, Reprodução, Conservação, Pesca, Acidentes com Elasmobrânquios.

elasmo

LOTADO

bottom of page