top of page

BioDivulga

Este espaço contará com a presença de organizações não-governamentais variadas e outras instituições, com o intuito de divulgar seus trabalhos, bem como as semelhanças e as diferenças de suas metodologias. Trata-se de uma excelente oportunidade para que você possa conhecer um pouco mais sobre diversos assuntos e formar sua própria opinião. Representantes de cada instituição estarão presentes e dispostos a responder quaisquer perguntas que você tenha.

O Espaço Ciência Viva é um museu de ciências participativo que tem como missão divulgar e desmistificar a ciência através de experimentos simples, interativo e lúdico, resgatando o gosto pela experimentação e descoberta. Funcionamos desde 1986 num galpão de 1600 m2, localizado próximo à Praça Saens Peña, Tijuca. Logo na entrada tem uma placa que convida a todos a interagirem com a ciência: "Por favor, mexa em tudo: mas com carinho!''                            
 
Site do Espaço Ciência Viva
Aruanã é um projeto de monitoramento de tartarugas marinhas da Baía de Guanabara e adjacências, sediado no Laboratório ECOPESCA da UFF em Niterói - RJ.
Os principais objetivos são realizar um levantamento da ocorrência de animais vivos e da mortalidade de tartarugas marinhas desta região, visando conhecer melhor suas interações com o meio ambiente marinho, com a atividade pesqueira local e comunidade, trabalhando em conjunto com a população em projetos de Educação Ambiental.
Atualmente, vem desenvolvendo projetos de pesquisas acadêmicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação em universidades do Rio de Janeiro e Niterói. O projeto também atua em parceria com diversas instituições, redes e ONGs no estado com a finalidade de ampliar esforços e sensibilizar a população sobre a preocupação ambiental relacionada às tartarugas marinhas.
                 
 
Saiba mais!
O Projeto Mantis é um trabalho independente, organizado por alunos de graduação em Biologia da UNIRIO e atualmente com sede no Jardim Botânico – RJ. O objetivo do Projeto é contribuir com o conhecimento da biodiversidade da Mata Atlântica, com foco no grupo de insetos conhecidos como louva-a-deus. Além disso, o principal pilar do projeto é a divulgação científica, levando a público todas as descobertas obtidas de uma forma compreensível para todos, do público específico ao leigo.
O Instituto Permacultura Lab é um espaço onde soluções ambientais são pensadas integrando pesquisa, conhecimentos tradicionais, tecnologias livres e educação ambiental. Buscamos estabelecer uma relação consciente com o meio ambiente a partir de práticas sociais e dos princípios éticos da permacultura.
Acreditamos que o resgate dos espaços verdes urbanos, o fortalecimento da produção e da economia locais, a troca de conhecimentos, a compreensão dos limites dos recursos e a manutenção da biodiversidade são medidas fundamentais para alcançarmos uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa

TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que atua há 10 anos no Brasil pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e vulneráveis em centros urbanos, engajando os moradores e as moradoras das comunidades e mobilizando jovens voluntários e voluntárias, para trabalharem juntos na construção de uma sociedade integrada.
Para superar a pobreza multidimensional nas comunidades, o TETO desenvolveu uma metodologia de trabalho que busca fortalecer as capacidades comunitárias de identidade, organização, autogestão e trabalho em rede, através de um modelo de intervenção contínuo e Programas Sociais que geram soluções concretas de desenvolvimento econômico e social e melhoria das condições de habitat e habitabilidade.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

A campanha Divers for Sharks - Mergulhadores pelos Tubarões, ou simplesmente D4S, foi fundada em Janeiro de 2009 pelo instrutor de mergulho Paulo Guilherme Cavalcanti, mais conhecido como “Pinguim” e pelo escritor e ambientalista José Truda Palazzo.

É uma iniciativa que está mobilizando a comunidade global de mergulho e simpatizantes a favor dos tubarões para impedir a extinção desses componentes vitais do ecossistema marinho.

A comunidade no Facebook, criada em Maio de 2009, já possui mais de 300 mil fãs no mundo inteiro sendo quase 151 mil em mais de 58 países só no Facebook.

  • Facebook - Black Circle

O Grupo de Agroecologia “Capim-Limão” foi formado em 2006 por estudantes do Instituto de Biologia da UFRJ. Ele foi idealizado a fim de inserir a temática da restauração ambiental com base em princípios e práticas agroecológicas, e gestiona desde então, uma área da universidade de aproximadamente 3.600 m² para atividades práticas e experimentos. Atualmente, o projeto possui diferentes grupos de trabalho como: educação ambiental; organização e operação da feira agroecológica da ufrj e divulgação da agroecologia (seminários, cursos e palestras).

  • Facebook - Black Circle

Projeto de Educação Ambiental que atua desde 2011 no Complexo da Maré, que busca contribuir com as demandas ambientais locais, discutindo conceitos de meio ambiente, educação ambiental, agricultura urbana, sustentabilidade, agroecologia e consumo. 

O Muda Maré atua em diferentes frentes de trabalho e busca promover, através dos conhecimentos acumulados nas áreas de Educação Ambiental e Agroecologia, uma interação transformadora com a do Complexo de favelas da Maré visando articular diferentes segmentos da sociedade através da interdisciplinaridade de suas ações, promover a troca de saberes, a elaboração de ações conjuntas e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. 

O projeto Muda Maré tem o apoio da Pró Reitoria de Extensão da UFRJ e atua em parceria com a Rede de Agroecologia da UFRJ, com o Horto Universitário, com a OSCIP Redes de Desenvolvimento da Maré e a Lona Cultural Herbert Vianna.

  • Facebook - Black Circle

A Conservação Internacional (CI-Brasil) é uma organização brasileira sem fins lucrativos, criada em 1990, que trabalha para garantir um planeta saudável e produtivo para todos.
Porque as pessoas precisam da natureza para prosperar.
Nosso objetivo é proteger as coisas mais fundamentais que a natureza nos fornece: alimento, água, nossos meios de vida e estabilidade climática.
Acreditamos no poder do diálogo e no estabelecimento de parcerias para implementação das transformações que julgamos necessárias. Nossa abordagem envolve o desenvolvimento de inovações de base científica para solução de problemas do mundo real e a realização de demonstrações de campo da efetividade dessas inovações, além de promover a amplificação das soluções para alcançar impacto global.
A CI-Brasil quer ajudar a sociedade brasileira a trilhar um rumo de desenvolvimento que nos leve a um futuro mais rico, mais igualitário, mais saudável e sustentável - em benefício da humanidade.

  • Facebook - Black Circle

O Instituto Boto Cinza (IBC) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de cunho socioambiental, que tem por missão trabalhar em prol da preservação boto-cinza e da conservação do ecossistema marinho da Baía de Sepetiba, com compromissos socioambientais.

O IBC começou a surgir quando, em 1997, aqueles que viriam a ser seus fundadores iniciaram os estudos sobre ecologia e biologia da espécie no litoral sul fluminense. A partir de 2001, o então denominado “Projeto Boto Cinza” passou a envolver a população em suas ações, promovendo gratuitamente capacitação de professores, palestras em escolas e comunidades pesqueiras, atividades lúdicas de caráter educativo, exposições, mostras de vídeo e eventos ambientais – foram mais de 15 mil beneficiários nos últimos anos. Em 2009, foi fundada a figura jurídica do Instituto Boto Cinza.

  • Facebook - Black Circle
bottom of page