top of page

Oficinas

As oficinas são espaços um pouco mais descontraídos, mas que também proporcionam a troca de conhecimento. 

Nesta oficina exponho uma breve análise histórica sobre as origens e a situação atual da ciência e da pseudociência, citando opiniões de diferentes cientistas e filósofos sobre o tema. Além disso, apresento instruções de como estruturar o pensamento cético-científico e disserto sobre como as pseudociências podem nos afetar negativamente em diferentes aspectos, como saúde, educação, políticas ambientais, etc. Durante a oficina serão debatidas questões como: O que é ciência? O que é pseudociência? Como evitar que o público leigo confunda as duas? Pseudociências podem ser perigosas? Entre outras.
Ministrante:
Andre Wanderley do Prado é estudante de mestrado em Zoologia no Museu Nacional (MNRJ), graduado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Zoologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e técnico em meio ambiente pelo Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Aracnologia, atuando no Laboratório de Diversidade de Aracnídeos da UFRJ (LABAR).
​
O Ceticismo e as Pseudociências
Sexta-feira (19/05/07)
10:30 h às 12:30 h
Na oficina será apresentado aos participantes noções gerais sobre o funcionamento do seu aparelho fonatório, bem como práticas para manutenção da saúde do mesmo. Realizaremos exercícios simples de aquecimento e de colocação de voz.
O objetivo é que o professor (ou futuro professor) que faça o curso consiga realizar em sua rotina de trabalho as estratégias e exercícios ensinados para diminuir o desgaste do aparelho fonatório, típico à profissão.
Ministrantes:
Pedro Moreno Feio de Lemos é mestrando em História das Ciências e das Técnicas e Espitemologia (HCTE/UFRJ0, sob orientação do Prof. Evandro Vieira Ouriques, é Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na área de ecologia (pela atuação no Projeto Pólen, Lab. de Limnologia/UFRJ), genética forense (Instituto de Pesquisas e Perícias em Genética Forense da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro) e no magistério. Atualmente, integra a equipe do projeto Recicla CCS, como educador ambiental, e é Professor Titular no Colégio Saint John.
​
Rebeca Stella Khouri é graduada em Ciências Biológicas (modalidade Zoologia) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está cursando mestrado em Zoologia no Museu Nacional da UFRJ.
​
Local: Sala A1-04 (Bloco A)
​
Orientações para os participantes no dia da oficina:
  • usar roupas confortáveis;
  • levar uma garrafa de água.
Higiene e Saúde Vocal para Professores
No cotidiano das atividades docentes surgem demandas que muitas vezes os profissionais não estão preparados a atender, como, por exemplo, a adaptações de aulas paraalunos com deficiência visual. Sabe-se que a utilização de imagens como recurso didático durante as aulas é recorrente e auxilia muito no processo de ensino aprendizagem dos estudantes. No entanto, esse recurso pode não atender às necessidades de todos os alunos.
Nesse contexto, a oficina de Produção de material especializado para deficientes visuais tem como objetivo principal mostrar ao público em geral, sobretudo licenciandos e professores, uma possibilidade de atender à necessidade específica de alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão).
Será realizada uma breve abordagem teórica sobre a importância da produção de material especializado, a realidade de algumas escolas da rede pública de ensino em relação ao apoio aos alunos deficientes visuais e uma finalização com a produção de um material adaptado simples, utilizando recursos acessíveis.
Objetivos:
-Conhecer, de forma geral, o contexto da produção de material especializado;
-Entender a importância da produção desses materiais;
-Ter conhecimento de algumas possibilidades de produção de material;
- Demostrar que, a partir de recursos acessíveis, é possível confeccionar materiais adaptados.
Ministrantes:
Julia Pereira Wanderley de São Thiago possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Nossa Senhora da Assunção (2013). Atualmente é Estágiária voluntária do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia.
​
​
Patricia Ribeiro da Silva é graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estagiária na Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado no Instituto Benjamin Constant. Foi bolsista de Iniciação Científica no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - UFRJ e também bolsista no Laboratório de Ultraestrutura celular Hertha Meyer no Instituto de Biofísica da UFRJ. Cursou o Ensino Técnico em Meio Ambiente concomitante com o Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) do Campus Nilo Peçanha em Pinheiral (2012), onde foi membro de um trabalho de pesquisa na área de Língua Portuguesa.
​
​
Tauany Aparecida da Silva Santa Rosa Rodrigues é aluna de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia aquática e limnologia.
​
​
Local: Sala A1-02 (Bloco A)
​
Orientações para os participantes no dia da oficina:​
  • trazer cola e tesoura.
Noções de Produção de Material Especializado para Deficientes Visuais
Após uma introdução da Magna História como campo transdisciplinar, a apresentação se divide em três blocos: Cosmos; Vida ; Humanidade. Cada um destaca 4 momentos, os chamados limiares de complexidade, a partir dos quais pode-se dizer que houve um salto qualitativo nas formas de complexidade encontradas posteriormente. A proposta da oficina seria: trazer alguns questionamentos de forma aberta para que todos possam discutir e refletir sobre temas diversos, pensando em suas articulações, compatibilidades e antagonismos; permitir a visualização de grandes padrões não observáveis em curtos períodos de tempo, sem negligenciar a especificidade de cada momento e dos fatores contingentes; e produzir uma síntese do conhecimento humano de forma transdisciplinar através de uma perspectiva histórica desde as origens do Universo até os dias de hoje.
Ministrante:
Matheus Henrique da Mota Ferreira é graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Tem experiência na área Neurociências, com ênfase em Neuroanatomia Comparada. Tem como áreas de interesse uma infinidade de temas aparentemente desconexos, porém profundamente ligados como parte da Ciência e da esfera de conhecimentos humanos, o que pode ser verificado por uma rápida consulta à sua formação complementar e aos eventos de que participou.
​
Local: Sala A1-05 (Bloco A)
Magna História - Das Origens e Desdobramentos da Complexidade no Universo
Esta oficina tem o intuito de demonstrar para o público que é possível transformar materiais que iriam para o lixo em brincos, cordões, pulseiras e etc. Desenvolvendo além da sustentabilidade, a arte manual e a criatividade na elaboração das peças. Nesta oficina iremos confeccionar brincos de papelão revestidos de tecido.
Ministrante:
Aline da Silva Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ 10º período; Bolsista CAPES de Iniciação à Docência do Projeto Biologia Rio do PIBID UFRJ; Atuo também concomitante na Extensão Acadêmica do Laboratório de BioMar no projeto: AquaRio - Um equipamento de Entretenimento, Pesquisa e Educação Ambiental. Visando a conscientização e educação ambiental no Aquário Marinho do Rio de Janeiro através do monitoramento de entrada e saída dos visitantes abordados ao longo do passeio com informações pertinentes ao tema, propendendo a mudança no seu comportamento. Atuei como estagiaria no Laboratório de Microbiologia Marinha de 02/2014 - 02/2015, com análises microbiológicas de águas e monitoramento de bactérias. Preparação de meios de cultura, placas, dissolução e inoculação de amostras, contagem de colônias e avaliação dos resultados. Possuo um Micro Empreendimento que mistura Arte com Biologia procurando unir essas duas vertentes de modo a contribuir com o reaproveitamento de materiais e divulgação científica.
​
Local: Sala D-19 (Bloco D)
Orientações para os participantes no dia da oficina:​
  • Levar lápis, caneta,tesoura, cola branca, caixa de leite (vazia e limpa) ou pedaço de papelão
ArteBio: Transformando Lixo em Biju
Ementa:
- O universo da biologia e a busca de uma paixão
- Transformando o sonho em projeto
- Como encontrar sua casa: buscando apoio
- Liberdade x Trabalho: quando você é o próprio chefe
- Comunicando o trabalho: design, ferramentas e importância na divulgação de um projeto científico
- Vias de financiamento
- Ampliando os horizontes: alternativas para atuação de projeto científicos
Ministrantes:
Joao Felipe Herculano Rocha Graduando do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). Experiencia no Projeto Mantis, estudando artrópodes da ordem mantódea (louva-a-deus). Monitoria na disciplina de parasitologia
​
Leonardo Lanna 
 
Savio Cavalcante
Local: Sala A1-01 (Bloco A)
Empreendendo na Biologia: da paixão à execução de um projeto
Diante da problemática do “lixo” doméstico, enviado a aterros sanitários ou abandonado no ambiente urbano, rural e selvagem, causado assim, graves impactos ambientais dos mais variados espectros, tais como: poluições, eutrofização, assoreamentos entre outros, que culminam na mortandade de inúmeros espécimes de grupos biológicos e impactando principalmente o ciclo da água, a compostagem domiciliar vem se demonstrando uma importante ferramenta a fim de diminuir a geração de chorumes proveniente dos resíduos domésticos. Os objetivos desta oficina são: (i) Aprender como, a partir do uso de materiais reutilizados, construir compoteiras domiciliares, para serem implementadas em residências, cumprindo a tarefa de ciclagem de nutrientes fixados em estruturas, principalmente vegetais, resultado dos resíduos alimentares familiares e disponibilizando para a família substrato vegetal rico em micro e macro nutrientes e adubo foliar orgânico, com potente uso em hortas e jardinagem; (ii) A sensibilização das pessoas quanto à destinação dos resíduos e a reutilização de materiais diversos.
Ministrante:
Paulo Roberto Paredes Olimpio Aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estagiário de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos do Currículo(NEC) pertencente a Faculdade de Educação-UFRJ desde agosto de 2016
​
​
Local: Sala D-16 (Bloco D)
Orientações para os participantes no dia da oficina:​
  • Levar canetas retroprojetoras e recipientes plásticos com tampa que possam ser empilhados (ex: caixa de sorvete ou balde de margarina)
Composteiras Familiares, Montagem com Materiais Reutilizados
Tecido acrobático é um aparelho circense da categoria dos aéreos, que envolve desenvolvimento corporal e criativo. A técnica é indicada para todos dispostos a aprender, não é preciso nenhum conhecimento prévio.
A oficina trará alguns tecidos para que os participantes aprendam um básico dessa técnica circense(subidas e poses simples).
Ministrantes:
Leticia Pereira Alcaráz de Andrade  é graduanda em Ciências Biológicas.
​
Brendha Alvares dos Santos é graduanda em Ciências Biológicas.
​
Juliana Feitosa de Oliveira
​
​

Orientações para os participantes no dia da oficina:​

  • Levar canga e usar roupa confortável

Oficina de Tecido Acrobático
​A oficina objetiva sanar algumas dúvidas a respeito do uso da Plataforma Lattes. Apresentarei um breve histórico sobre sua idealização, criação e evolução ao longo desses anos, abordarei questões de ambiguidade no seu preenchimento, definirei algumas palavras-chave de seus campos, e darei dicas quanto a melhor forma de preencher esse currículo, visando objetividade, clareza e concisão.
Ministrante:
Lucas Coutinho Amaral é graduado em Ciência Biológicas (Zoologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estagiário no Laboratório de Anfíbios e Répteis. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia e Sistemática, e Comportamento Animal
​
​
Local: LIG (Bloco A)

Desvendando o Currículo Lattes

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 4
Âncora 5
Âncora 6
Âncora 7
Âncora 8
Âncora 9
Âncora 10
Âncora 11
Clique em uma caixa e seja redirecionado a oficina desejada
bottom of page