top of page

Renato Crouzeilles possui gaduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado, Doutorado e Pós-Doc em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou parte do doutorado na Univesity of Queensland e na Australian National University, Austrália, sob supervisão dos Drs. Hugh Possingham e David Lindenmayer respectivamente. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e Restauração de Paisagens, Priorização Espacial e Biologia da Conservação. Seu foco é conciliar o manejo ambiental com políticas públicas em diferentes escalas espaciais para ser aplicada em ações relacionadas à conservação da biodiversidade, restauração ecológica e manejo adaptativo. Atualmente é Coordenador de Pesquisa no Instituto Internacional para Sustentabilidade. Atua principalmente no desenvolvimento de pesquisa científica e políticas públicas voltada para a priorização espacial da restauração em larga escala. Além disso, busca investigar padrões globais sobre o sucesso da restauração florestal através de meta-análises. Tem publicado (nacionalmente e internacionalmente) artigos científicos em diferentes revistas (e.g. Nature Communications, Ecology, Diversity and Distributions, Journal of Applied Ecology, entre outras), produzido relatórios (e.g. Banco Mundial) e sido revisor de revistas (Conservation Biology, Journal of Biogeography, Diversity and Distributions Landscape Ecology, entre outras). Faz parte do comitê coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (atuando principalmente no GT de Economia), da equipe de desenvolvimento do Plano Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG; política do MMA) e é um dos fundadores do Grupo de Síntese em Ecologia e Sustentabilidade da Mata Atlântica (SES-MA).

Data: 16/05/17  Terça-feira

Horário: 15:20 h às 17:30 h

Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)

Mesas-Redondas

Mais importante do que respostas, são as reflexões. Temas que refletem a atuação do biólogo, suas escolhas profissionais e a sua participação na sociedade possuem muitas faces. Neste espaço, profissionais com conhecimento e experiência em diversos assuntos debatem e confrontam opiniões para ajudar você a formar a sua.

​

​

Mesa 1

Data: 17/05/17 Quarta-feira

Horário: 15:20 h às 17:30 h

Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)

Da teoria sintética à síntese estendida: é necessário repensar a forma como enxergamos a evolução da vida?

Filosofias da conservação e o papel do homem na manutenção da vida natural

Nossos convidados irão avaliar as novas abordagens de pesquisa que vem sendo aplicadas às investigações evolutivas, ponderando se elas de fato mudam o que entendemos sobre evolução e justificam a construção de uma "síntese estendida" da teoria evolutiva.

Terça-feira

Quarta-feira

Da teoria sintética

à síntese estendida: é

necessário repensar a forma como enxergamos a evolução da vida?

Filosofias da

conservação e o papel

do homem na manutenção

da vida natural

A mesa em questão visa contrastar diferentes filosofias e estratégias de conservação, buscando observar como o papel do homem difere em cada uma delas. Para isso, contaremos com três debatedores que apresentarão perspecticas práticas, fillosóficas e até mesmo econômicas sobre o tema da conservação. Devemos reintroduzir a fauna que outrora expulsamos ou deixar a natureza seguir o seu curso com o mínimo de interferência humana? Será o homem capaz de reconstruir o que tanto destruiu, ou isso não passa de um delírio antropocêntrico? Entre tantas possibilidades, acabamos nos esquecendo de uma pergunta fundamental: "Conservar Para Que"? Em um planeta onde os recursos naturais estão se esgotando rapidamente, encontrar a resposta dessa pergunta é de suma importância para definirmos prioridades na área da conservação. O tempo está passando e nesse turbilhão de divergências teóricas temos que conciliar critérios ecológicos e econômicos para montar políticas de conservação eficazes. Diante desse cenário, o objetivo da mesa é instigar o público ouvinte, levantando o seguinte questionamento: qual relação queremos ter com a natureza que nos cerca?
bottom of page