top of page

Biodrops

São pequenas palestras de 20 minutos apresentadas por qualquer aluno de graduação em Ciências Biológicas. Este espaço foi criado para que tenhamos a oportunidade de mostrar que, apesar de ainda não estarmos formados, já estamos envolvidos em projetos interessantes, sejam de pesquisa, ensino ou extensão.

​

Biologia da Tatuagem
O tema proposto tem como objetivo abordar diferentes conceitos da modificação corporal, assim como seu processo biológico no organismo humano. Levantando questões relacionadas a sua aceitação e resposta imunológica pelo corpo, e também sua discussão na sociedade.
Participante:
Paula Gambirasio é graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura/Bacharelado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Sexta-feira (19/05/07)
13:30 h às 14:30 h
Variações Visuais Vertebradas: Uma História em Cores ou Qual a relação de Lord Dalton com seu Cachorro?
Apresentação de uma breve história da evolução da visão em cores, rastreando os registros genéticos e bioquímicos e avaliando hipóteses acerca das pressões evolutivas sobre tais organismos. Que diferenças esperar dessas mudanças? Como esses organismos enxergam o mundo ao seu redor? E o quão colorida é ou não sua visão? Chegaremos ao fim aos mamíferos, ressaltando a história da visão em cores em Primates com o surgimento de um terceiro tipo de cone com uma opsina diferenciada, permitindo o surgimento da visão tricromática. E a visão em cores em humanos? Como vemos o mundo e como o veem os daltônicos ou pessoas com outras formas de "cegueira de cor"?
Participante:
Matheus Henrique da Mota Ferreira é graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Tem experiência na área Neurociências, com ênfase em Neuroanatomia Comparada. Tem como áreas de interesse uma infinidade de temas aparentemente desconexos, porém profundamente ligados como parte da Ciência e da esfera de conhecimentos humanos, o que pode ser verificado por uma rápida consulta à sua formação complementar e aos eventos de que participou.
Educação Ambiental, juventude, consumo e... a escola?
- Identificar interfaces da educação ambiental com questões atuais da sociedade
- Entender o consumo como organizador da sociedade contemporânea
- Reconhecer a escola como um espaço de disputas sobre concepções de juventude e consumo
- Estimular a reflexão sobre problemas e dilemas relacionados ao consumismo juvenil
Participante:
Pedro Henrique de Oliveira de Souza é Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo experiência com extensão e pesquisa em Educação Ambiental Escolar. Atualmente é bolsista de iniciação científica da UFRJ.
bottom of page