XXV BioSemana UFRJ
Profissão Biólogo
"Onde eu, como biólogo, posso exercer minha função? Qual seria meu papel? Como é o mercado de trabalho na área em que pretendo me formar? Quais são minhas opções?" Muitos de nós, se não todos, já nos fizemos essas perguntas e muitos ainda irão fazer!
Para ajudar a respondê-las foi criado, na edição de aniversário de 20 anos da BioSemana, o Profissão Biólogo. Esse espaço veio para mostrar as possibilidades que nos rodeiam além do magistério e da área acadêmica. Dessa forma, contaremos com biólogos que exercem diferentes funções em diferentes áreas, as mais diversas possíveis, muitos sendo ex alunos da UFRJ. Eles irão compartilhar conosco suas trajetórias e experiências. Por isso, acreditamos que o Profissão Biólogo será mais um espaço diferencial e direcionado para uma possível decisão de carreira de muitos.
Nesse ano, o Profissão Biólogo vai acontecer no nosso canal do Youtube, quarta-feira, 23/06, das 18h às 18:50h, serão 30 minutos de palestra e mais 20 minutos disponibilizados para que vocês possam fazer perguntas. Não se esqueçam de que, para fazer perguntas será necessário que estejam logados no Youtube com uma conta ativa do Google!

Profissão Biólogo: Guia de
Safári
Dia
23 de Junho
João Albert Bachur
18:00 - 18:50

Nesta edição iremos conhecer o trabalho do João Albert Bachur, que é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP. Ele já atuou como monitor ambiental no Parque Estadual da Ilha Anchieta, participou do programa Ciências sem fronteiras, onde estudou manejo de zona costeira na Van Hall Larenstein University of Applied Sciences, localizada na Holanda.
Atualmente João Bachur trabalha como biólogo de campo e guia de Safári no projeto Onçafari, onde atua de frente com o maior predador das américas, a onça-pintada (Panthera onca). O projeto está desde 2011 coletando dados e compilando informação para melhor entendimento do comportamento de onças-pintadas e de outras espécies, assim como a descoberta de melhores estratégias para a conservação. Além do trabalho de monitoramento e reabilitação de espécies dos três biomas brasileiros, o Onçafari desenvolve o ecoturismo.