XXV BioSemana UFRJ
Palestra Internacional Luísa Pinho Sartori


Carl Safina, palestrante da Palestra Internacional na XXIII BioSemana, 2019
A Palestra Internacional é um dos primeiros eventos a ocorrer na BioSemana, e é organizado em parceria com o Instituto Luísa Pinho Satorti (ILPS). Com a ajuda do ILPS, podemos trazer à BioSemana um profissional estrangeiro que trabalha com conservação para abrir o evento.
Aventuras na Produção da Natureza
21 de Junho das 11:00 às 12:45

Palestrante: Ignacio Jiménez
Nesta palestra, Ignacio relatará suas experiências coordenando, apoiando ou visitando programas de conservação que conseguiram conectar a conservação e restauração da biodiversidade com um claro apoio e benefícios sociais. Nesta viagem pessoal visitaremos projetos na Argentina, Brasil, África, Austrália e Europa.
​
Uma breve biografia de Ignacio:
​
Ignacio Jiménez (1969, Espanha) tem muitas experiências internacionais em conservação. Ele coordenou pesquisas e projetos de manejo de peixes-boi na Costa Rica e na Nicarágua e com sifakas de coroa dourada (uma espécie de lêmure) em Madagascar, trabalhou em zonas úmidas e áreas de proteção em El Salvador, e coordenou e publicou uma avaliação nacional da “Spanish Experience” sobre espécies ameaçadas de extinção. Ele tem uma graduação em Biologia Animal pela Universidad de Valencia na Espanha e um mestrado em Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidad Nacional na Costa Rica. Ele trabalhou para a CLT/Tompkins Conservation na Argentina entre 2005 e 2018, onde coordenou o maior programa de reintrodução das Américas. Essa iniciativa incluiu populações em restauração de Tamanduá-bandeira, Veado-campeiro, Tapirus, Javali, Arara-vermelha, Lobo-guará e Jaguar. Ele passou o ano de 2016 na África do Sul a fim de aprender sobre como as organizações públicas e privadas da África manuseavam e integravam os recursos naturais, a reintrodução da vida selvagem, e o ecoturismo. Em 2018 Ignacio começou a colaborar com organizações brasileiras para estabelecer duas paisagens de conservação na Mata Atlântica e no Pantanal. Ele voltou para a Espanha nesse ano e atualmente está coordenando um projeto focado em estabelecer novas ou expandir áreas protegidas no país. Ele trabalha para a Fundación Global Nature, é membro do IUCN Conservation Translocation Group e National Geographic Explorer.
O seu principal tema de interesse é ecologia institucional: aprendendo como projetar instituições e organizações para melhorar resultados sociais e de biodiversidade. Sua pesquisa e esforços para a conservação têm sido apresentados em revistas científicas, livros e outras publicações. Ignacio é o autor principal de “Producción de Naturaleza”, um manual de conservação que foi publicado em espanhol e em português e será publicado em inglês pela Island Press. Ele coordenou dezenas de cursos de treinamento em seis países, atuou como orador principal em reuniões internacionais e escreveu e dirigiu mais de dez vídeos sobre conservação. Atualmente, Ignacio mora com a sua família próximo a um parque natural na costa da Espanha.