top of page

Edições anteriores

     Esse ano a nossa querida BioSemana completa seus vinte e cinco anos. Por isso, vale relembrar as logos de várias edições que ajudaram a BioSemana a ser o que é hoje.

Registros e flyers de antigas edições

Logos de edições antigas

logo.jpg
logo.jpg
   
Logo de 2008
 
     "O logo da BioSemana 2008 do hipopótamo sendo carregado pela garça é uma releitura do logo da BioSemana de 1997, que acreditamos que tenha sido a segunda semana de biologia da UFRJ. Além de festejar os mais de 10 anos de criação da BioSemana, curiosamente ocorrendo na mesmíssima data da semana de 1997 e último dia como dia do biólogo, o significado deste logo é muito especial. Naquele ano a BioSemana passava por momentos bastante difíceis. Muitos dos antigos organizadores deixaram a comissão e poucos alunos da nova geração se interessaram pela organização, sendo a comissão composta por não mais de 5 pessoas. Apenas um membro tinha experiência de outras organizações. E foi um ano de muitas dificuldades, pois no mesmo período também ocorreu o Encontro Regional de Estudantes de Biologia do Sudeste em Macaé, na qual todo o caixa da BioSemana foi cedido para o EREB. Entretanto apesar das dificuldades, foi uma das semanas acadêmicas mais marcantes.
   
     Neste ano conseguimos implantar por completo as inscrições via internet, pela primeira vez passamos a usar camisas coloridas, pela primeira vez dobramos a programação com a ocorrência de palestras concomitantes, número recorde de minicursos e recorde de participantes também. Nesse mesmo evento contamos ainda com a presença de um ministro de estado e fomos pela primeira vez reconhecidos como o maior evento acadêmico da UFRJ, inteiramente organizado por alunos. Portanto, o significado deste logo mostra que apesar de todas as dificuldades, somos capazes de juntos superar qualquer obstáculo, até mesmo carregar um hipopótamo. Mas para isso devemos confiar uns nos outros e aprender com as antigas experiências, como as jovens garças superando os novos desafios, e também a compartilhar o conhecimento de geração em geração, como a garça mãe que pacientemente ensina os mais singelos detalhes do magnífico vôo da vida."

Rayanne Barros Setubal

logoXX.png
   
Logo comemorativa de 20 anos (2016)
 

     "Eis que a BioSemana chega em sua vigésima edição. E nas suas duas décadas, talvez seja hora de rever utopias. A BioSemana cresce, em número de participante e espaços, a cada ano. E isso nos enche de orgulho, mas o hipopótamo se torna cada vez mais pesado e difícil de ser carregado. Tantas decisões a tomar, tanta gente pra agradar, tanta tradição a cumprir, um nome a honrar.

     Mas a BioSemana não é um peso a ser carregado. Não é um fardo levado por uma garça e poucos passarinhos. Tão pouco é um evento particular, um produto, que nós, Organização, oferecemos a vocês, Participantes. A BioSemana é fruto de uma construção coletiva. A BioSemana é um ser por si só, que existe, que é. Parte do nosso querido CABio, filha orgulhosa do IB, mas também de muitos outros. Daqueles, da casa, que tanto sugerem e a amam, aguardando-a sempre ansiosamente. Daqueles que vem de longe, que buscam por ela. E, claro, também daqueles que aceitam nossos (insistentes) convites para serem parte disso tudo.

 

     Não cabe a nós passarinhos levar o hipopótamo, mas sim guiá-lo pelo melhor caminho. Porque esse hipopótamo há muito criou asas próprias. E que ele voe livre, sendo o que quiser e o que tiver que ser, inspirando a muitos e também ensinando a voar."

 

Daniel Bressan

Logo de 2017 

     "Bom, a ideia básica é a seguinte: 5 pontas: cinco principais bases para se estudar e entender a biologia (além de retratar nossos principais cursos) de forma resumida e que tentam ser abordados na BioSemana com conteúdos que vão além da sala de aula. Sendo genética no centro e base pois é o cerne de tudo, constituindo o centro de informação de toda vida. Num patamar mais acima, Zoologia e Botânica representando a diversidade que constitui nossos biomas, interagindo tanto em meio marinho quanto terrestre (e dulciaquícola). As duas pontas de cima também representam Biologia Marinha e Ecologia, em combinações incríveis, ricas e inimagináveis.

     E, além disso, no centro, o aspecto unificador para obtenção e divulgação de todo esse conhecimento, a ciência, que também é a sua metodologia, o aprender e ensinar para contribuir na formação de indivíduos mais conscientes (também representando a Licenciatura); sem ele não haveria como alcançar e entender os encantos da vida! A ideia da estrela em si, na verdade foi inspirada pelas aulas de equinoderma em Zoologia IV. Acho que é mais ou menos isso."
 

Paula "Paz" Viana

Logo 2017 final.png
LOGOXXII.png

Logo de 2018 

 

 

     "A ideia é representar a árvore da vida e tudo o que há por trás desse equilíbrio. Assim como nossa origem foi na água as raízes dessa árvore também são e, a partir delas, surgem os galhos com outros organismo que também constituem nosso planeta. No centro da árvore há o hipopótamo com asas, que é considerado o símbolo da BioSemana, isso mostra que tanto a vida quanto o evento só conseguem alcançar seu potencial quando construídos com respeito e em harmonia com a natureza."

Gabriela Tavares

Logo de 2019 

 

 

     "O hipopótamo dessa vez não voa, ele pousa, e se mantém de pés no chão. São tempos de luta, tempos preocupantes, e ele ruge e abre as asas, revoltado, em defesa da ciência, do meio ambiente e da biodiversidade, que vivem ameaçados. Ele representa a BioSemana, os biólogos, os cientistas, aqueles que se preocupam com o meio ambiente, e é ele mesmo, assim como nós, parte da natureza. Esta, que é também representada pela árvore, mostrando o ambiente terrestre, que sofre com cortes e queimadas, e pelos seres do mar, os quais sofrem com despejo de esgoto e plásticos.

     A ciência é representada pelo museu, símbolo tão importante da pesquisa brasileira, que sintetiza as ciências em geral, abrindo caminho para os conhecimentos. E o pássaro mostra que, independente do tamanho, qualquer atitude é válida, e qualquer um pode tomar parte nesta luta. Luta essa que não vamos desistir de vencer."

 

Vinícius Oliveira

Logo sem fundo.png
logo (1).jpg

Logo de 2020 

 

"Nada na biologia faz sentido exceto à luz da evolução"

Dobzhanski, T. H., 1973

     "A minha experiência na faculdade foi incrível, todo dia aprendia cada coisa mais inacreditável que a outra. Sempre encontrando uma pecinha que encaixava num quebra-cabeça que, mesmo sabendo que nunca veria completo, não deixava de mostrar sua majestosidade. Aprendi sobre o macro, o micro, fisiologia e anatomia, interações ecológicas conflituosas e construtivas. Além disso, obtive consciência dos meus atos no mundo e de como o trabalho em conjunto de todos, na academia e fora dela, ajudava a sociedade a crescer. Mas lembro que as aulas que me deixavam mais maravilhadas eram as em que eu via como tudo fazia mais sentido se considerássemos todas as hipóteses que rodeavam a teoria evolutiva.

   Nessa ilustração vemos uma espécie extinta de amonite, representando a teoria que explica sua existência, 'segurando' o que seriam alguns desses aspectos citados acima que só conseguimos experienciar como estudantes de biologia."

             Paula Viana

     

Realização

Edited Image 2015-1-27-10_26_12.png
Edited Image 2015-1-27-10_26_12.png

Patrocinador

ilps - verde.png

Parceira

tbranco.png

Redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Facebook

  • YouTube - Círculo Branco

Youtube

Instagram

© 2021 por Gabriel Maciel, Vinícius Oliveira e Comissão Organizadora da XXV BioSemana UFRJ

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page