XXV BioSemana UFRJ
Oficinas
A Semana Acadêmica de Biologia da UFRJ tem como um de seus objetivos a promoção da integração e troca de conhecimentos e experiências entre diferentes âmbitos de pesquisa, ensino, extensão e cultura. A partir disso, as oficinas promovem um espaço onde estudantes, grupos de pesquisa e até mesmo instituições possam transmitir algum conhecimento ou vivência para os participantes, de forma prática ou teórica. As oficinas são momentos descontraídos e frequentemente lúdicos, que proporcionam o aprendizado sem se limitar a assuntos puramente acadêmicos. Se você tem algum talento e quer compartilhá-lo com os outros participantes da XXV BioSemana UFRJ este é o espaço para isso.
Dia
22 de Junho
Quem lida com o unicórnio rosa da sala? - Educação Sexual Emancipatória e o combate à LGBTfobia no ambiente escolar
11:00 - 12:30
Terça
Aline Câmara dos Santos, Beatriz dos Santos Melo, Carolina Habergric Folino, Letícia da Silva Cardoso, Natália Nigri Nogueira
Segundo os ensinamentos básicos da Antropologia e da Sexologia, a sexualidade humana não é fruto do instinto, mas sim uma construção cultural. A sexualidade compreende uma dimensão humana intrínseca que se relaciona diretamente com quem somos e com o mundo em que vivemos. Segundo Torres (2010), apesar da grande diversidade de expressões da sexualidade, ainda há uma grande dificuldade da sociedade em conviver com indivíduos que destoam do padrão cis-heteronormativo ao qual convivemos no mundo ocidental. Para Furlani (2017) isso deve-se à influência judaico-cristã, a qual vincula o exercício da sexualidade exclusivamente à reprodução humana. Deste modo, muitos mitos e tabus relacionados ao sexo e à diversidade sexual ainda se perpetuam diariamente em diferentes espaços em nosso cotidiano. Muitos desses mitos e tabus se fazem presentes dentro das salas de aula brasileiras, nas quais os professores nem sempre estão preparados para lidar com as situações que geram práticas de discriminação LGBTfóbicas, por exemplo. Levando em consideração este cenário desfavorável à presença da diversidade sexual, a educação sexual em sua vertente emancipatória, se torna um processo de intervenção pedagógica, apontando para uma prática educativa libertadora para todes estudantes, não tendo por finalidade a formação de juízo de valores nem a normatização das identidades sexuais e de gênero.
Dia
23 de Junho
Ilustração Científica: Teoria e Técnicas
11:00 - 12:30
Luís Gustavo Barretto Rodrigues
Quarta
Nesta oficina discutiremos a importância da ilustração científica e porque ela é utilizada até hoje, mesmo com o surgimento da fotografia. Apresentando quais são as áreas da ciência que utilizam ilustrações como ferramenta de passagem de conhecimento e dando enfoque maior para as ilustrações biológicas e principalmente da biodiversidade. Também serão mostrados que conhecimentos científicos são necessários para elaboração dessas imagens, os conceitos teóricos por trás da confecção e composição de pranchas de identificação e quais são as principais técnicas artísticas e materiais utilizados para esse tipo de ilustração. Além de dicas para melhorar seus desenhos e observação de obras de ilustradores científicos para inspiração e aprendizado de métodos utilizados.
Dia
25 de Junho
Criação de Materiais Ecológicos para o Ensino de Biociências
11:00 - 12:30
Nathália Reis dos Santos
Quinta
A proposta da oficina é apresentar para docentes e futuros docentes a possibilidade de ser mais didático em suas aulas, utilizando materiais recicláveis. No ensino de biociências, é possível criar materiais tridimensionais para ensinar uma determinada matéria, fugindo dessa forma, da aula tradicional no quadro, e utilizando mecanismos mais dinâmicos e didáticos para a criação de jogos educativos, materiais de ensino, entre outros. Um exemplo é a utilização de garrafa pet para o ensino de fotossíntese e reciclagem para crianças, mostrando também uma forma de criar uma horta doméstica de forma simples e sustentável.
Dia
25 de Junho
Sexta
Mindfulness: técnicas e práticas para controlar a ansiedade na pandemia
11:00 - 12:30
Camilla Custódio de Souza
Técnicas de respiração e meditação que ajudam a focar no aqui e agora, aumentando a percepção de emoções, sensações e pensamentos. O objetivo da oficina será ensinar o público a utilizar técnicas e práticas cientificamente comprovadas que ajudam a focar a consciência no momento presente, no aqui e agora. Controlar a ansiedade sem deixar o passado ou futuro afetarem, tornando a respiração uma aliada.

Dia
26 de Junho
Sábado
Possibilidades, Inclusão, Acessibilidade: A Libras na Sociedade
11:00 - 12:30
Amanda Braz da Silva, Carla Regina Ribeiro da Silva e Felipe de Oliveira Miguel

A oficina intitulada “Possibilidades, Inclusão, Acessibilidade: a Libras na sociedade” tem como objetivo introduzir questões a respeito da Cultura Surda, da Língua Brasileira de Sinais - Libras e da história da educação de Surdos no Brasil, para justificar a importância do desenvolvimento de sinais em diferentes áreas de conhecimentos para a inclusão de Surdos. O público-alvo são estudantes de graduação e pós -graduação das áreas de exatas, biológicas e humanas, e será desenvolvido remotamente por meio de uma reunião online. A oficina tem duração de um hora e meia e será dividida em três eixos temáticos: I) a cultura Surda e Libras; II) recursos para o ensino Libras em diversas áreas do conhecimentos; III) aprendizagem de vocabulários da língua. A relevância desse tipo de atividade para a comunidade acadêmica se justifica pela importância em se divulgar a cultura Surda e científica, visando uma maior inclusão e popularização da ciência no Brasil, considerando os desafios que vêm sendo enfrentados nessa área.