XXV BioSemana UFRJ
Palestras
Para a realização das palestras contamos com a participação de pesquisadores de diversas instituições, de modo a oferecer diferentes visões sobre as áreas de atuação na Biologia. É um momento muito importante da BioSemana, pois os participantes podem, em um curto período, adquirir conhecimento sobre diversas áreas das Ciências Biológicas.
Inteligência de Planta
Dia
22 de Junho
Dra.Fábia Barbosa da Silva
As plantas são descritas como seres vivos passivos, programados para responder de forma autômata aos estímulos ambientais, eliminando a capacidade de serem organismos inteligentes e de resolverem problemas. Ao contrário, as plantas conseguem reunir informações sobre o ambiente e atualizar continuamente essas informações, tomando decisões que conciliem o seu bem-estar com o ambiente. Assim, para compreender como as plantas são seres sofisticados e inteligentes, serão abordado processos de sinalização, comunicação, memória e cognição, com objetivo de refletir sobre o que podemos aprender com o comportamento das plantas.
15:00 - 16:30
Dia
23 de Junho
Ecossistema de Corais de Águas Profundas
Dra. Renata Arantes
15:00 - 16:30
Os principais aspectos biológicos e ecológicos relacionados aos corais de águas profundas e aos ecossistemas de corais de águas profundas. Características dos principais grupos biológicos que compõem os ecossistemas, incluindo as espécies formadoras. Conceituar as feições geomorfológicas que compõem os habitats coralíneos de profundidade que ocorrem no Brasil.
Dia
24 de Junho
Metagenômica do solo: aplicações na Agricultura
Dr. Fernando Gomes Barcellos
15:00 - 16:30
Os solos possuem uma diversidade de microrganismos importantes na
manutenção da fertilidade dos mesmos. Estima–se que menos de 1% dos
microrganismos existentes no planeta tenham sido descritos. A metagenômica do solo compreende o estudo de todo o genoma da biota do solo, atualmente representa uma ferramenta poderosa para avaliar a diversidade de complexas comunidades microbianas, proporcionando acesso a uma série de novas espécies, genes ou novas moléculas que são relevantes para a agricultura.
Década do Oceano: ciência, educação, políticas públicas e sociedade.
Dia
25 de Junho
Dr. Ronaldo Christofoletti
15:00 - 16:30
A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) marca os compromissos da Agenda 2030 a partir do ODS 14. É tempo de transformação na forma como percebemos o oceano e com ele nos relacionamos. Tempo de tomada de decisão baseada no conhecimento científico e de uma ciência transdisciplinar, transformadora e que reconhece saberes, históricas e heranças culturais. Tempo de construir o “Oceano que Precisamos para o Futuro que Queremos". Conheça mais sobre a Década, sobre o Programa Maré de Ciência e faça parte desta transformação positiva.
Muito além do ensino de Ciências: a prática docente no contexto da Educação em prisões
Dia
26 de Junho
Ms Tatiane Almeida Diorio
15:00 - 16:30
Os docentes dividem sua prática na prisão entre a “ressocialização” e o ensino de Ciências. Em sua rotina profissional, enfrentam condições de trabalho desafiadoras – recursos didáticos limitados, hostilidade dos agentes penitenciários, insalubridade, normas rígidas e falta de orientação pedagógica. Entretanto, os desafios são compensados pelo respeito e reconhecimento que recebem dos alunos, diferente do que encontram nas escolas extramuros.