top of page

Introdução à História da Teoria da Evolução - LOTADO

Dr. Ricardo Francisco Waizbort

O objetivo desse minicurso é apresentar de uma maneira sumária os principais aspectos da história da teoria da evolução, buscando desconstruir a imagem de que o livro A origem das espécies, de Charles Darwin, publicado em 1859, foi responsável por uma revolução epistemológica na nascente ciência da biologia. O curso pretende mostrar que, mesmo na época de Darwin, houve várias formas de evolucionismo, muitas delas bastante distantes das formulações cientificamente aceitáveis que a teoria da evolução viria assumir ao longo do tempo. O curso pretende também apresentar autores considerados como os primeiros a defender a teoria da evolução no Brasil.​

 

.pdf com mais informações

Minicursos Diurnos

Bioinformática - LOTADO

Me. Caio Padoan de Sá Godinho

Bioinformática: origens, aplicações e desafios. Noções de algoritmos. Programando em Perl. Resolvendo problemas simples em Bioinformática. Utilizando ferramentas computacionais (plataformas web e programas locais) e bancos de dados

Divulgação Científica: Por quê? Como? Para quem? - LOTADO

Ma. Ana Catarina Chagas de Mello Freire

Pesquisadores estão sempre envolvidos com 1001 atividades, que vão desde a prática em laboratório até a redação de artigos para publicação em periódicos e trabalhos a serem apresentados em congressos especializados. No entanto, cada vez mais, são convidados a expandir a comunicação de seus resultados e pesquisas a um público mais amplo, que não necessariamente tem familiaridade com esta ou aquela área da ciência. Por que é importante fazer essa divulgação? Como se faz essa divulgação? Neste minicurso, vamos refletir sobre a divulgação científica no Brasil e propor atividades práticas para comunicar temas de ciência ao público leigo.

 

.pdf com mais informações

Direito Ambiental - LOTADO

Me. Flávio Ahmed

Origens da proteção à flora no Direito Brasileiro. Conteúdo dos Códigos Florestais Brasileiros. Política Nacional de Meio Ambiente e Proteção à flora. Direito Constitucional Ambiental. O bem jurídico ambiental. Direito ao meio ambiente natural e sua amplitude. Código Florestal Brasileiro e quadro comparativo com o Código Anterior. Avanços e retrocessos. O Código Florestal e a mata Atlântica Brasileira. Apps e Reserva Legal. Suas previsões legais. Do Cadastro Ambiental Rural. Situações anteriores. Código Florestal e áreas urbanas. O pequeno produtor rural e o novo Código Florestal. Hipóteses de supressão de vegetação em face do novo código florestal brasileiro. Responsabilidade Civil em face da lesão da flora e fauna no Direito Brasileiro. Termo de Ajustamento de Conduta em face do Novo Código Florestal Brasileiro.

Serviços Ecossistêmicos - LOTADO

Ma. Nicole Munk

A finalidade desse minicurso é apresentar e discutir o conceito de serviços ecossistêmicos e sua inclusão nos estudos ambientais. A abordagem através dos serviços ecossistêmicos auxilia na conscientização sobre a a dependência da sociedade no ecossistemas em equilíbrio, colaborando para demonstrar a importância da conservação da natureza. Tendo em vista o potencial desse conceito, muitas vezes pouco explorado dentro da Biologia, tem-se por objetivo expandir o horizonte de possibilidade de exploração da temática ambiental pelos alunos. Pretende-se fomentar debates incluindo o uso do conceito, o pagamento por serviços ambientais e valoração ambiental.

.pdf com mais informações

Antropologia Biológica: Uma Leitura do Passado - LOTADO 

Dr. Adilson Dias Salles

O curso propõe a apresentação de temas relacionados às populações pretéritas que ocuparam o litoral brasileiro, por mais de 6000 anos, denominadas sambaquieiras, com algumas inclusões de outras culturas antigas, para comparação cultural.

 

.pdf com mais informações

Ecologia de Bentos Antártico - LOTADO

Dra. Helena Passeri Lavrado

Características dos ecossistemas marinhos polares. Ártico x Antártica; O sistema bentônico antártico.; Logística e métodos do estudo dos organismos bentônicos antárticos.; Composição, diversidade e distribuição espacial do bentos antártico.; Estratégias alimentares e reprodutivas. Adaptações; Modelos tróficos.; Impactos antrópicos no ecossistema antártico e o uso de organismos bentônicos como bioindicadores​

 

.pdf com mais informações

 

Genética do Comportamento em Insetos - LOTADO

Dra. Rafaela Vieira Bruno & Dra. Luciana Ordunha Araripe

O estudo de características comportamentais é tão antigo quanto o estudo da morfologia. Porém, a ciência do comportamento adquiriu suas descobertas mais importantes nas últimas décadas, a partir da demonstração e do reconhecimento de que existe um componente genético importante contribuindo para o comportamento. Neste minicurso vamos falar dos experimentos que deram origem a essas descobertas, das metodologias comumente usadas para o estudo do comportamento e de certos aspectos comportamentais de insetos e suas bases genéticas.

Preferencialmente para alunos acima do terceiro período

 

.pdf com mais informações

Introdução à Ilustração Científica - LOTADO

Dra. Luciana Witovisk Gussella

Neste minicurso serão trabalhadas as técnicas de grafite e nanquim para a confecção de trabalhos acadêmicos. Para isso, haverá o estudo das formas e materiais diversos (plantas, animais, artefatos, etc.) para o desenho de observação. Serão ensinadas as técnicas de desenho e sombreamento em grafite e nanquim. Serão abordados todos os apectos pertinentes à representação gráfica de cada tipo de material.
Materiais necessários: lápis (HB e 2B) novos; borracha branca macia; folhas de papel sulfite (10); estilete para apontar o lápis; caneta descartavel nanquim (01 e 005), preferencialmente marca MICRON, 5 folhas de papel vegetal, 1 caixa de lâminas de barbear, 1 rolo de fita adesiva.

 

.pdf com mais informações

PANC - Conhecendo outras Plantas alimentícias - LOTADO

Odara Horta Boscolo

Nossos ancestrais usavam cerca de 5.000 tipos de vegetais e atualmente são utilizadas apenas 130, 95% das nossas exigências alimentares são cobertas por apenas 30 vegetais e mais da metade dos nutrientes vem do milho, arroz e trigo. As grandes cidades são abastecidas diariamente pelos mesmos tipos de vegetais destinados a alimentação, o que empobrece o cardápio da população e subvaloriza a biodiversidade local, por não serem plantas nativas, em maioria. Assim, algumas plantas conhecidas ruderais' apresentam grande potencial alimentício. Este mini curso pretende incentivar o uso destas plantas através de palestra, reconhecimento e coleta em campo e preparo de receitas.

 

.pdf com mais informações

Biologia de Animais Peçonhentos de Importância Médica - LOTADO

Dr. Claudio Maurício Vieira de Souza & Dr. Claudio Machado

Serpentes e Artrópodos peçonhentos: função do veneno; aspectos morfo-fisiológicos dos animais peçonhentos; identificação e distribuição geográfica de serpentes e artrópodes de interesse médico; ação fisiopatológica dos venenos, soroterapia e produção de soro no Brasil. Epidemiologia dos acidentes por animais peçonhentos no Brasil.
Preferencialmente para alunos acima do quarto período.

 

.pdf com mais informações

Bioética para Biólogos - LOTADO

Lic. Lucas Nascimento Ferreira Lopes

O curso busca trazer aos alunos uma introdução básica sobre o campo da Bioética e suas implicações para a Biologia. Para tanto discutiremos as principais correntes e conceitos de Bioética, além de suas origens e aplicações atuais em diferentes campos do conhecimento; a relevância da Bioética e da Ética Aplicada dentro da Biologia Contemporânea; leitura e discussão do código de ética do profissional biólogo; discussão e reflexão das problemáticas e dilemas éticos que o profissional biólogo enfrenta em sua atuação multifacetada na sociedade.

 

.pdf com mais informações

A Biotecnologia além da área da saúde: suas aplicações industriais e ambientais - LOTADO

Ma. Leticia Dobler, Bel. Gabriela Coelho Brêda & Me. Wilber de Sousa Alves

Esse curso partiu da necessidade que tínhamos, enquanto alunos da biologia UFRJ, de saber onde o biólogo poderia aplicar seus conhecimentos básicos em Biotecnologia, Bioquímica e Genética em áreas além da saúde, como aplicações industriais e ambientais. Desta forma, esse minicurso objetiva apresentar aos alunos do curso de Biologia as outras vertentes da Biotecnologia, em especial a Biotecnologia Branca, onde o Biólogo atua na área industrial e ambiental, através da genética e da bioquímica. No curso serão apresentados os principais organismos e bioprodutos de interesse industrial, tal como a aplicação destes com finalidade ambiental.

 

.pdf com mais informações

Forense: Da cena do crime à corte - LOTADO

Dra. Katia Carneiro

O minicurso visa introduzir conceitos básicos e legais para os alunos, de forma que estes possam ter um conhecimento de atuação do perito da cena do crime até a atuação deste na corte. Visa entender o papel deste profissional bem como do Assistente Técnico Jurídico. Integralizar as diversas áreas forenses para geração de um laudo.

 

.pdf com mais informações

Biodiversidade de nudibrânquios e uma introdução à taxonomia integrativa - LOTADO

Dr. Vinicius Padula

Os nudibrânquios constituem um grupo diverso de gastrópodes marinhos sem concha que habitam todos os mares do mundo. Muitas espécies apresentam cores espetaculares e são predadores especializados de outros invertebrados marinhos. Apesar da grande diversidade, estudos sobre nudibrânquios no Brasil e muitas regiões do mundo permanecem reduzidos. Nesse curso, serão apresentados as principais características dos nudibrânquios e seus subgrupos; o posicionamento sistemático e caracteres taxonômicos utilizados na identificação de espécies; os resultados do estudo químico de determinadas espécies; e um resumo do estado do conhecimento no Brasil, apresentando as espécies mais comuns e também recentes descobertas. Em um segundo bloco do curso, será feita uma introdução geral sobre taxonomia integrativa, uma abordagem cada vez mais utilizada nos estudos de biodiversidade. A partir de estudos de caso em nudibrânquios e outros invertebrados marinhos os alunos serão apresentados a novos métodos para identificação de espécies, incluindo caracteres moleculares, fomentando uma discussão dos limites da taxonomia tradicional baseada em poucos caracteres morfológicos.

 

.pdf com mais informações

bottom of page