
De 11 a 15 de Maio
Minicursos
Você terá a oportunidade de conhecer melhor sobre diversas áreas que permeiam as Ciências Biológicas. Aprendendo com os melhores profissionais, são oferecidas oito horas de aula de mais de 20 opções de curso. Cada inscrito tem direito de fazer, conforme o pagamento, um minicurso diurno (12-15/V, 8:00-10:00) e um minicurso noturno (11-14/V, 18:00-20:00). A alocação em minicursos é dependente do número de vagas estabelecido pelos ministrantes, comissão e limites físicos das salas de aula. Para se inscrever na BioSemana + um minicurso: R$ 20,00; para se inscrever na BioSemana + dois minicursos: R$ 25,00.

Diurno
-
Biologia Subterrânea - LOTADO
Dr. Rodrigo Lopes Ferreira
O presente minicurso pretende proporcionar aos alunos uma visão ampla e integrada das estruturas e processos que configuram os sistemas cársticos e cavernas, com ênfase nos sistemas brasileiros.
I. Introdução/ II. Rochas susceptíveis à formação de cavernas/ III. Dinâmica hídrica e geológica dos sistemas cársticos/ IV. Espeleogênese e formação de espeleotemas/ V. Ambientes cársticos brasileiros/ VI. O ambiente físico das cavernas/ VII. Aporte de recursos para os sistemas subterrâneos/ VIII. Microbiota cavernícola/ IX. Fauna cavernícola: classificação evolutiva e morfológica/ X. Fauna cavernícola brasileira: identificação dos principais grupos/ XI. Evolução regressiva/ XII. Ecologia de sistemas cavernícolas/ XIII. Dinâmica trófica em sistemas subterrâneos/ XIV. Impactos ambientais incidentes sobre as cavernas brasileiras/ XV. Conservação e manejo de ecossistemas subterrâneos.
-
Cetáceos: comportamento, diversidade e conservação - LOTADO
Dra. Tatiana Lemos Bisi
Origem e evolução, classificação e diversidade, adaptações à vida no ambiente aquático e ao mergulho, aspectos comportamentais, principais ameaças à conservação, pesquisa com cetáceos no Brasil.
-
Bioinformática - LOTADO
Dr. Rafael Dias Mesquita
Introdução à bioinformática, ferramentas de software, formatos de arquivos relacionados a bioinformática, bancos de dados na rede, buscas por similaridade (Blast), domínios conservados, alinhamento de sequências, ortologia e derivados. Objetivo: Ensinar conceitos bioinformáticos básicos e treinar o aluno no uso de programas diversos (todos disponíveis como serviços web), sem uso de Linux ou linha de comando.
-
Entomologia Forense - LOTADO
Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
Dra. Paloma Martins Mendonça
Dr. Rodrigo Rocha Barbosa
Esp. Lucas Barbosa Cortinhas
Este curso irá focar nos seguintes tópicos: Morfologia e desenvolvimento pós-embrionário de insetos; Metodologia de coleta, transporte, criação e conservação de insetos; Introdução à Ciência Forense; Breve histórico sobre entomologia forense; Entomologia Forense: urbana, de produtos estocados e médico-legal; Decomposição e sucessão cadavérica, fauna associada, metodologias para estimativa de intervalo pós-morte (IPM) e sua aplicação; Primeira, segunda e terceira maiores ordens de importância forense: Diptera, Coleoptera e Hymenoptera; Grupos de menor importância forense e fauna aquática; Técnicas aplicadas a entomologia forense: Caracterização morfológica (MO e MEV), Caracterização molecular (DNA) e Caracterização Quimiotaxonomica (HC) e Entomotoxicologia.
-
Microbiologia Ambiental: tópicos, técnicas de estudo e aplicações biotecnológicas - LOTADO
Dra. Flávia Lima do Carmo
Introdução ao estudo de microbiologia ambiental; efeitos dos determinantes ambientais e sua importância na microbiologia de ecossistemas terrestres e aquáticos, incluindo ambientes extremos; relações ecológicas entre microrganismos e destes com animais e plantas; métodos utilizados na coleta e cultivo de microrganismos; microbiologia da água, do solo e do ar e os indicadores microbiológicos de poluição destes habitats; aspectos microbiológicos da biodegradação, incluindo transformações de poluentes orgânicos e inorgânicos; e exemplos de aplicações biotecnológicas dos microrganismos.
-
Educação Especial - LOTADO
Dra. Celeste Azulay Kelman
Ma. Aline Lima da Silveira Lage
Flávia dos Santos Costa
Inclusão em Educação, diferenças sobre Educação inclusiva e Educação Especial. Marco legal, avanços e desafios sobre a Inclusão em Educação. Abordagem sociohistórica sobre o público alvo da educação especial: surdez, deficiência visual, física, surdocegueira, intelectual e transtornos do espectro autista. Como é a inclusão nos diferentes contextos escolares e níveis de escolarização. A percepção dos pais, a escola e o papel dos educadores no processo de inclusão. Avaliação e atendimento educacional especializado.
-
Políticas Educacionais no Brasil - LOTADO
Dr. Andre Bocchetti
Que sujeitos inventamos em nossa educação? Neste curso, colocaremos em debate algumas das principais racionalidades que permeiam as políticas educacionais brasileiras na contemporaneidade, a partir de projetos e programas de governo atuais. Partindo do olhar sobre algumas dessas propostas, discutiremos quatro “imperativos” que comumente surgem no ciclo de funcionamento de tais políticas, e que parecem representar alguns dos pilares da constituição das política públicas educativas atuais: (1) Escolarize! (2) Forme! (3) Gerencie! (4) Avalie!
Tais comandos, já bastante naturalizados entre nós, não apenas aparecem como bases na concepção desses programas educacionais, mas trazem consigo ideais de produção e governo dos sujeitos a educar que precisam ser colocadas em análise por nós, atuais ou futuros professores, urgentemente.
-
Ecologia e Técnicas de Estudo e Conservação em Mamíferos - LOTADO
Me. Luis Renato Rezende Bernardo
Ma. Mariana Pereira Santana
Introdução à diversidade e ecologia dos mamíferos no mundo. Técnicas de coleta, monitoramento e manejo dos diferentes grupos. Espécies ameaçadas, programas de estudo, conservação e reintrodução. Problemas causados por espécies exóticas, as consequências da fragmentação sobre as comunidades de mamíferos e os desafios da conservação.
-
Microscopia Eletrônica de Varredura Aplicada a Materiais Biológicos - LOTADO
Dr. Inácio Domingos da Silva-Neto
Bel. Marcelo Henrique Sales
Anderson Germano da Silva de Souza
Pedro Henrique Campello Nunes
I. Apresentação teórica de conceitos sobre microscopia eletrônica e de funcionamento do microscópio eletrônico de varredura. Serão explorados parâmetros básicos na rotina de criação de micrografias;/ II. Acompanhamento dos procedimentos relacionados à fixação de materiais biológicos para microscopia eletrônica de varredura. Serão utilizados os materiais dos participantes, assim como o material-modelo do Laboratório de Protistologia da UFRJ como exemplo;/ III. Acompanhamento das etapas de ponto crítico e metalização na preparação de stubs para microscopia eletrônica de varredura;/ IV. Observação do Material – Obtenção de micrografias dos materiais dos participantes. Os materiais devem estar previamente prontos para observação.
-
Noções de Delineamento Experimental - LOTADO
Bel. Bruno de Sousa Moraes
Bel. Vanessa de Araújo Coutinho
Objetivos: Aproximar a estatística da realidade biológica, priorizando o entendimento de como organizar um experimento ecológico
Dia 1: Introdução ao Pensamento Científico; Princípios de Amostragem: Distribuição, Unidade Amostral, Esforço Amostral, Réplicas./ Dia 2: Métodos de Amostragem: Escalas Espaciais e Temporais; Poder Estatístico, Erros, Precisão versus Acurácia./ Dia 3: Classes de Delineamento: Tipos de Variáveis, Fator Fixo versus Fator Aleatório. Tipos de Delineamento: ANOVA, Delineamento em Blocos./ Dia 4: Tipos de Delineamento: Delineamento Aninhado, Two-way ANOVA, Split Plot; Variação Temporal, Estudos de Presença-Ausência.
-
Fotografia da Natureza - LOTADO
Raphael Jordão Teixeira
O objetivo desse curso é oferecer os alunos um aprendizado na área da fotografia, que poderão ser aplicadas durante trabalhos e aula de campo. Os alunos aprenderão a usar os recursos da câmera entre outras técnicas.

Noturno
-
Insetos e suas Interações - LOTADO
Lic. Angela Machado Bouzan
Lic. Gabriel Khattar
Este minicurso tem como objetivo apresentar os principais aspectos dos insetos, incluindo riqueza e abundância de espécies, sua biologia geral, as principais interações na natureza e como estas se deram durante a evolução, a importância ecológica e econômica dos insetos, bem como sua aplicabilidade em pesquisas.
-
Tópicos em Bioacústica e Comunicação Animal - LOTADO
Me. Marcelo Andréa Segall
Este curso tem como objetivo desenvolver interesse no estudo da bioacústica e da comunicação animal de modo geral através da apresentação de tópicos teóricos sobre a evolução da comunicação acústica em relação ao ambiente, morfologia e interações sociais. Serão abordados temas como seleção de sinais, honestidade na comunicação, hipótese da adaptação acústica, efeito querido inimigo, individualidade vocal e preferência sexual, assim como outros tópicos de comunicação animal com ênfase em aves.
-
Métodos em Herpetologia - LOTADO
Lucas Coutinho Amaral
Bel. Pedro Henrique Cabral
Aspéctos biológicos de anfíbios e répteis; história da herpetologia no Brasil; licença para coleta no Brasil; planejamento de viagem de campo; material utilizado; métodos de captura de anfíbios e répteis; tipos de armadilhas; bioacústica; marcação e recaptura; eutanásia e fixação de animais; coleções científicas; morfologia e morfometria; preparação de esqueleto; identificação de espécies; entre outros tópicos, incluíndo também um aula prática.
-
Sexo, Gênero, Biologia e Cultura: para além das Dicotomias - LOTADO
Lic. Fernanda Etter Motta de Aquino
Lic. Luísa de Lemos Alves
Lic. Maira Rocha Figueira
No currículo das Ciências Biológicas existe uma lacuna no que diz respeito às questões ligadas a gêneros e sexualidades. Propomo-nos, então, a trazer essas temáticas aos alunos no contexto da semana acadêmica de biologia. Discutiremos a diversidade de comportamentos no reino animal, bem como em diferentes culturas humanas, os históricos dos movimentos LGBT+ e feminista, sua influência na produção científica da Biologia e possíveis abordagens para os temas nos contextos de ensino e extensão. -
Biogeografia: Entendendo a Distribuição da Vida - LOTADO
Me. Pedro Fasura de Amorim
Ma. Beatriz Macharet Camisão de Vasconcelos
Primeiras teorias sobre a distribuição dos organismos e a forma como a biogeografia era tratada no período pré-evolutivo; Principais métodos e programas utilizados atualmente para estudos voltados para a biogeografia histórica; Estudos de caso, utilizando os métodos apresentados durante o minicurso, voltados para os biomas brasileiros, focando em suas origens e distribuição de seus organismos.
-
Primatas: Diversidade e Desafios - LOTADO
Me. Axel Makay Katz
Me. Filipe da Silva Rangel Pereira
Este curso irá focar em apresentar a ordem Primates, explicando quais são suas principais características, como se originaram e se distribuíram, a diversidade de seus sistemas sociais, as suas habilidades cognitivas, suas especializações locomotoras e alimentares, sua diversidade e aspectos relacionados à sua conservação.
-
Ecologia e conservação de tartarugas marinhas - LOTADO
Ma. Suzana Machado Guimarães
Tópicos abordados: - Classificação taxonômica/ - Classificação e identificação das espécies/ - Ciclo de vida (reprodução, nidação, nascimento, etapas da vida, diferenciação de macho e fêma, mecanismos de retorno à praia de desova, etc)/ - Ameaças Naturais/ - Ameaças Antrópicas/ - Leis no Brasil de proteção às tartarugas marinhas/ - Capturas incidentais nas artes de pesca (estudo de casos e medidas mitigadoras)/ - Pesquisa com tartarugas marinhas (metodologia de campo e coleta de dados)/ - Pesquisas realizadas pelo Projeto Aruanã (incluindo resultados já obtidos)/ - Apresentação de artigos científicos.
-
Teoria Evolutiva no Século XXI - LOTADO
Me. Bruno Barros Althoff
Objetivo: O minicurso visa atualizar os alunos aos novos mecanismos e abordagens referentes à teoria evolutiva, além de contextualizar com os novos debates na área.
Ementa: Resumo das etapas históricas da teoria evolutiva desde Darwin, até os dias atuais, além de debate acerca das sugestões atuais para a teoria e suas consequências no meio científico. Introdução aos principais integrantes da atual teoria evolutiva, como plasticidade fenotípica, epigenética, biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) e ecologia do desenvolvimento e ecologia do desenvolvimento (Eco-Devo), com estudos de casos e discussão, além de sugestões de artigos e livros para complementação.
-
Ensinando e discutindo evolução para criacionistas - LOTADO
Dra. Cláudia Augusta de Moraes Russo
Tipos de criacionismo e de desenho inteligente./ Evidências evolutivas e contra-argumentos criacionistas./ Argumentos criacionistas e contra-argumentos evolucionistas./ Artigos científicos x artigos publicados./ Por que separamos ciência da metafísica?/ O que é ciência e o que não é ciência./ Por que os criacionistas procuram trazer Deus para o debate?/ A política criacionista./ O que você pode fazer?
-
Plantas Carnívoras - LOTADO
Hugo Dolsan
Dr. Marcelo Trovó Lopes de Oliveira
Caracterizar e entender as plantas carnívoras, considerando sistemática, filogenia, taxonomia, fisiologia, anatomia e ecologia; abordar características das principais famílias, diferentes tipos de mecanismos de atração e captura das presas, biodiversidade nacional, curiosidades e cultivo. Além das aulas teóricas, haverá também conteúdo prático com material vivo.
-
Biologia e Política de Drogas - LOTADO
Dr. João Ricardo Lacerda de Menezes
Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues
Me. Fernando Rocha Besserra
Emílio Nabas Figueiredo
Definição e fenomenologia. Uso e abuso de substancias por humanos e outros animais. Circuitos cerebrais, conceito e bases biológicas da dependência. Canabis e esquizofrenia. Aspectos políticos, históricos e legislação internacional e nacional sobre drogas. Conceito de redução de danos e educação para drogas. Drogas de uso tradicional e novas drogas sintéticas. Uso médico de canabis e psicodélicos.
-
Virologia Vegetal - LOTADO
Dra. Maité Vaslin de Freitas Silva
Este curso se propõe a abordar os fundamentos da virologia vegetal dando uma visão geral sobre seus diversos aspectos com abordagem predominantemente molecular, incluindo: características gerais do vírus vegetais, transmissão, espalhamento no hospedeiro, mecanismos de expressão de seus genomas, respostas dos hospedeiros à infecções virais e mecanismos virais de evasão da resposta de defesa.
Conteúdo Programático: Características dos vírus vegetais e das doenças causadas por eles. Sintomatologia. Aspectos fisiológicos das plantas infectadas. Transmissão de vírus vegetais. Epidemiologia de vírus vegetais e viróides. Detecção e identificação de vírus vegetais. Importância econômica de viroses vegetais. Translocação e distribuição dos vírus nas plantas (espalhamento célula a célula e espalhamento sistêmico). Infecção viral e síntese viral. Integração vírus:planta. Resposta do hospedeiro à infecções virais. Proteínas virais envolvidas na quebra da resposta defesa da planta.