top of page

BioDrops

 

São pequenas palestras de 20 minutos apresentadas por qualquer aluno de graduação em Ciências Biológicas. Este espaço foi criado para que tenhamos a oportunidade de mostrar que, apesar de ainda não estarmos formados, já estamos envolvidos em projetos interessantes, sejam de pesquisa, ensino ou extensão.


Trabalha com alguma coisa legal e quer mostrar para o mundo? Gostaria de passar informação sobre algum assunto de seu interesse? Curte passar toneladas de conhecimento adiante? Quer mostrar para a BioSemana que você é o novo Darwin?


Envie um e-mail para bsufrj@gmail.com com o assunto "APRESENTAÇÃO DE BIODROPS" e, no corpo da mensagem, mencione o título de sua apresentação e escreva informações sobre o tema proposto, bem como sua ementa. Estaremos aceitando propostas de BioDrops até o dia primeiro de abril. (ENCERRADO)

O Ensino Superior de Biologia Marinha no Reino Unido
 

Franco Gomes Biondo

Ciências Biológicas - Licenciatura

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Franco estudou Biologia Marinha no ano passado, no Reino Unido, sob o programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Seu contato com o sistema de Educação Superior do país instigou um interesse em montar uma apresentação sobre o tema, focando em sua área de estudo no intercâmbio.

 

O Ensino Superior no Reino Unido utiliza uma série de metodologias relativamente diferentes das empregadas no Brasil, focando o self study em detrimento da tradicional prática aulista. Além disso, outras diferenças, como o tempo de duração dos cursos de graduação, a forma de acesso e o enfoque das disciplinas, tornam a graduação britânica consideravelmente diferente da brasileira. Isto se reflete nas Ciências do Mar, uma das grandes áreas contempladas pelo programa Ciência sem Fronteiras, e molda a estrutura dos cursos de Biologia Marinha. A relevância deste tema é evidente para aqueles interessados em cursar, parcialmente ou totalmente, a graduação no Reino Unido, e também para os estudantes e profissionais de Biologia Marinha.

 

Tópicos:

1) O Ensino Superior no Reino Unido

2) As Principais Instituições de Ensino e Pesquisa em Biologia Marinha

3) Disciplinas - Enfoque, Método de Ensino e Avaliação

4) Pesquisa - Como Acontece?

5) Relato Pessoal - Universidade de Bangor

6) Conclusão

Ciência em Minutos: Ciências biológicas de uma Maneira Rápida e Simples

 

Aline Beatriz Mello Rodrigues

Ciências Biológicas

Centro Universitário Celso Lisboa

 

A busca por conteúdos acadêmicos de qualidade nos meios digitais cresce a cada dia, seja através de um compartilhamento, uma curtida no Facebook ou uma postagem. Há espaço e demanda para a abertura de novos meios de divulgação científica, criando-se, a partir da blogosfera, blogs de cunho educacional e científico.


Grande parte do desenvolvimento nessa área encontra-se, porém, restrito ou diretamente vinculado a grupos de mídia em língua inglesa, havendo uma necessidade de agregação e validação da crescente produção desses instrumentos em língua portuguesa. Sendo assim, o blog Ciência em Minutos possui a missão de popularizar a ciência brasileira e mundial de uma maneira rápida e simples, utilizando textos pequenos, de fácil leitura e que tem tido grande aceitação do público leitor, com uma média de 470 acessos mensais. 

Tópicos:
1) Caracterização dos blogs científicos

2) nacionais e internacionais
3) Blog ‘Ciência em Minutos'
4) Missão e Objetivos
5) Interface gráfica
6) Conteúdo e publicações
7) Descrição do público leitor
8) Redes sociais
9) Contato

Sexo Selvagem

 

Matheus Henrique Mota Ferreira
Ciências Biológicas

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Inspirado em grande medida pela bióloga e comunicadora científica Carin Bondar e sua série de vídeos de sucesso no youtube "Wild Sex", este BioDrops irá apresentar uma série de curiosidades sobre o intrigante e fascinante mundo do sexo animal, cobrindo assuntos desde a estimulação genital feminina e o comprimento peniano comparado, até prostituição animal e a possibilidade de amor no mundo animal.

bottom of page