Palestras
Para a realização das palestras contamos com a participação de pesquisadores de diversas instituições, de modo a oferecer diferentes visões sobre as áreas de atuação na Biologia. É um momento muito importante da BioSemana, pois os participantes podem, em um curto período, adquirir conhecimento sobre diversas áreas das Ciências Biológicas. São realizadas duas palestras ao mesmo tempo em diferentes auditórios, para possibilitar uma maior variedade de temas. Além disso, temos a participação de um palestrante internacional em nossa palestra de abertura patrocinado pelo Instituto Luísa Pinho Sartori.
Palestras confirmadas:
Título: Cognição em Animais.
Palestrante: Dra. Daniela Rodrigues.
Resumo: "A cognição é um fenômeno que envolve uma série de processos como percepção, atenção, memorização, aprendizado e tomada de decisões. Nesta palestra, iremos abordar como os processos cognitivos podem variar nos animais e como podem ser modificados permanentemente ou não, dependendo das pressões ambientais. Por fim, traçaremos cenários possíveis através dos quais os processos cognitivos tem evoluído nos diferentes grupos animais."
Título: Evolução humana: questões e controvérsias.
Palestrante: Dr. Cláudia Rodrigues-Carvalho.
Resumo: "Pretende-se fazer uma panorâmica sobre os estudos em evolução humana com foco nas principais questões associadas ao surgimento do Gênero Homo e de nossa espécie. O que nos diferencia dos outros primatas? Quão antigo são os primeiros ancestrais humanos? Quem fez as primeiras ferramentas em pedra? Porque o surgimento da arte é tão importante? Convivemos com outras espécies de Homo no passado? Porque somos hoje os únicos representantes de nosso gênero? Essas são algumas perguntas frequentes cujas respostas nem sempre são simples ou consensuais, revelando a complexidade de um tema multidisciplinar, cujos investigadores são, de certa forma, produtos do processo em estudo. Ponderando consensos e controvérsias, esperamos apontar direções ao invés de respostas, de modo que os participantes possam construir suas próprias interpretações a partir dos dados existentes e de descobertas futuras."
Título: Aspectos Biológicos da Ansiedade e Depressão: Modelo Animal CAC e CBC.
Palestrante: Dra. Vanessa Gama Goulart.
Resumo: "A ansiedade e a depressão são as disfunções emocionais que mais afligem a qualidade de vida humana. Portanto, as pesquisas de natureza básica que busquem compreender os mecanismos neurais subjacentes a esses transtornos são de extrema importância. Neste sentido, a palestra abordará os conceitos básicos de ansiedade e depressão, assim como, os múltiplos sistemas de neurotransmissão envolvidos na regulação das mesmas. Será apresentado também um modelo animal com fenótipo tipo ansioso e depressivo."
Título: As samambaias e o lado poliploide da força.
Palestrante: Bel. Vanessa Lino de Lima.
Resumo: A poliploidia tem sido uma força atuante e recorrente na evolução das plantas, propiciando efeitos em escalas que variam da molecular à ecológica. Estudos apontam que os eventos de poliploidia estão relacionados a 15% dos processos de especiação nas angiospermas e 31% nas samambaias. Neste grupo de plantas, o processo se inicia na meiose espórica, com uma simples anomalia que pode apresentar complexos resultados. Assim, a poliploidia é frequentemente associada à hibridação, proporcionando a reprodução sexuada em espécies híbridas.
Título: Bactérias de Esponjas Marinhas: Uso na Saúde.
Palestrante: Dra. Marinella Silva Laport.
Resumo: "As esponjas marinhas realizam funções essenciais nos ecossistemas bentônicos. Acredita-se que muitas dessas funções sejam desempenhadas em cooperação com as bactérias simbiontes que estabelecem complexas interações com o hospedeiro. O nosso grupo tem se dedicado ao estudo das associações entre esponjas e bactérias, principalmente na pesquisa de substâncias antimicrobianas contra microrganismos de importância médica, além da produção de biossurfactantes e enzimas."
Título: Museus e coleções: desafios históricos e contemporâneos.
Palestrante: Dr. Pedro Henrique Moreira de Sousa Pinna.
Resumo: "A palestra tem por objetivo apresentar um breve panorama sobre os desafios geralmente enfrentados em museus e coleções de história natural, compreendendo-os não como depósitos ou vitrines de peças inertes e anacrônicas, mas como ambientes dinâmicos onde são desenvolvidas atividades culturais, educacionais e de pesquisa científica. Ressalta-se não só a importância da manutenção destes acervos, mas também a sua expansão, a fim de melhor contribuir para as diversas áreas do conhecimento."
Título: Darwinismo social e suas estratégias na contemporaneidade.
Palestrante: Me. Monique Cristina Dos Santos.
Resumo: "O Darwinismo social é uma prática que antecede as teorias Darwinianas. A elite burguesa dividiu a humanidade em raças e se colocou como superior devido a manipulação das tecnologias escravocratas desde a introdução do capitalismo. Essa ideologia, perpassou não só no campo político-econômico, como também foi reafirmada por alguns pesquisadores, que desenvolveram ao longo dos anos processos eugenistas os quais são presentes em diversos paradigmas societais no ideário brasileiro atual . Nessa palestra buscamos entender quais as marcas do Darwinismo social ao longo da história e analisaremos o uso dessa filosofia no meio acadêmico."
Título: As interações entre plantas e polinizadores e a estruturação de comunidades.
Palestrante: Dr. Leandro Freitas.
Resumo: "A maneira em que as espécies coexistem no espaço e os fatores que determinam este arranjo é uma das questões fundamentais na ecologia de comunidades. As interações ecológicas constituem uma força estruturadora das comunidades, mas os estudos das interações mutualísticas entre plantas e polinizadores foram historicamente pouco conectados ao desenvolvimento teórico em ecologia de comunidades, o qual, por sua vez, enfatizava o papel de interações antagônicas. Esforços em conciliar as duas abordagens de estudo têm sido intensificados, levando à perspectiva que além de processos biogeográficos e neutros, processos de nicho, associados a mecanismos de competição e facilitação, estruturam as interações planta-polinizador em nível de comunidades, as quais abrigam ampla diversidade de fenótipos florais e grupos de polinizadores."
Título: Dê tempo ao tempo: padrões globais e priorização espacial para restauração florestal em um contexto político.
Palestrante: Dr. Renato Crouzeilles Pereira Rocha.
Resumo: "A maneira em que as espécies coexistem no espaço e os fatores que determinam este arranjo é uma das questões fundamentais na ecologia de comunidades. As interações ecológicas constituem uma força estruturadora das comunidades, mas os estudos das interações mutualísticas entre plantas e polinizadores foram historicamente pouco conectados ao desenvolvimento teórico em ecologia de comunidades, o qual, por sua vez, enfatizava o papel de interações antagônicas. Esforços em conciliar as duas abordagens de estudo têm sido intensificados, levando à perspectiva que além de processos biogeográficos e neutros, processos de nicho, associados a mecanismos de competição e facilitação, estruturam as interações planta-polinizador em nível de comunidades, as quais abrigam ampla diversidade de fenótipos florais e grupos de polinizadores."
Título: Ensino sobre sexualidade: possibilidades e desafios no cenário contemporâneo.
Palestrantes: Dra. Andréa Costa da Silva e Me. José Arnaldo Moreira de Carvalho Júnior.
Resumo: "Diante de um cenário contemporâneo em que, por vezes, a liberdade docente pode ser posta em questionamento, trazer para o espaço escolar temas relacionados à sexualidade e gênero tem se tornado uma tarefa corajosa, mas também necessária. Em vários campos da pesquisa científica, é notória a importância da abordagem dessas temáticas, não só na dimensão biológica, mas observando também questões culturais. Diversidade, prazer, liberdade, desejo e subjetividade são alguns dos aspectos que balizam posições de sujeito na sociedade e de algum modo são silenciados na pauta e no currículo escolar. Qual seria a importância de discutir tais temas na escola? Essa e outras indagações permeiam nossa participação neste evento."
Título: Aplicações da genética para a conservação.
Palestrante: Dra. Haydée Andrade Cunha.
Resumo: "A Genética da Conservação tem como objetivo aplicar marcadores moleculares e interpretá-los à luz da Ecologia e Evolução, tentando minimizar os danos causados pelas atividades humanas nas populações naturais. As principais aplicações dividem-se em seis áreas: taxonomia molecular, genética de populações, demografia molecular, ecologia molecular, manejo ex-situ e genética forense. Nesta palestra serão apresentados exemplos reais de como a genética tem subsidiado a conservação, envolvendo principalmente espécies de mamíferos aquáticos no Brasil."
Título: Sistema endocanabinoide e uso terapêutico dos fitocanabinoides.
Palestrante: Dr Eduardo de Sá Campello Faveret.
Resumo: "A palestra abordará a importancia do sistema endocanabiboide no neurodesenvolvimento e como regulador central fisiopatologico."