top of page

Oficinas
As oficinas são espaços um pouco mais descontraídos, mas que também proporcionam a troca de conhecimento. Se você tem algum talento e quer compartilha-lo com os outros participantes da XXII BioSemana UFRJ é só se inscrever! Esse ano as inscrições para oferecer uma oficina acabaram, mas agora você pode participar de uma como aluno, basta se inscrever através desse formulário abaixo. As inscrições terão inicio no dia 2 de maio às 12h.
Sexta-feira (11/05/2018)
10:30h às 12:30h
LEGENDA:
Oficinas com vagas
Oficinas lotadas
As oficinas dessa edição são:
Ementas
A Divulgação Científica como Literatura
Ministrante: Abdy Augusto Silva
Muita "boa ciência" têm sido produzida hoje em dia, no entanto uma parcela pequena dessa ciência chega ao público leigo. A ciência moderna é produzida numa linguagem superespecializada e que se distancia muito da linguagem do senso comum. Mas, é possível que a ciência alcance o cidadão não acadêmico? Sim, e é esse o papel da divulgação científica. Uma das maneiras de fazer divulgação científica é usando a literatura. O objetivo dessa oficina é apresentar o potencial da divulgação científica como literatura e para isso será apresentado um pouco do que é a divulgação científica no geral, seu histórico, os clássicos de divulgação, a importância e os limites do estilo literário na divulgação. Analisaremos textos exemplares e exercitaremos o fazer divulgação. A ciência pode ser aprendida de uma forma prazerosa, por qualquer pessoa!
Higiene e Saúde Vocal para Professores
Ministrantes: Pedro Moreno Feio de Lemos e Rebeca Stella Khouri
Na oficina será apresentado aos participantes noções gerais sobre o funcionamento do seu aparelho fonatório, bem como práticas para manutenção da saúde do mesmo. Realizaremos exercícios simples de aquecimento e de colocação de voz. O objetivo é que o professor (ou futuro professor) que faça o curso consiga realizar em sua rotina de trabalho as estratégias e exercícios ensinados para diminuir o desgaste do aparelho fonatório, típico à profissão.
Identificação de Aranhas Brasileiras de Importância Médica
Ministrante: Hector Baruch Pereira Schinelli
Serão demonstradas as aranhas brasileiras com interesse médico, com suas características para identificação, sintomas e tratamento das picadas. A aula será dividida em parte teórica expositiva com slides, e parte prática onde os alunos conhecerão os espécimes da coleção zoológica do Laboratório de Aracnídeos da UFRJ.
Oficina Bamboletizadora
Ministrantes: Luísa Albuquerque Ferrer Pinheiro e Thállita Sanches Gomes
Serão ensinados diversos movimentos com o bambolê, independente do nível de intimidade que o aluno já possui com o mesmo. Para todos os públicos e interesses. Essa oficina tem como objetivo mostrar como é possível ter consciência corporal enquanto se diverte rodando bambolê.
Olhares sobre Educação Ambiental: Arte, Linguagem e Cultura
Ministrantes: Kleber Villaça Pedroso, Lohana Mello Costa, Tainá Figueroa Figueiredo, Carolina Andrade da Silva e Maria Angélica Mejía Caceres
A partir da compreensão da educação ambiental como um campo diverso e da situação socioambiental atual, a oficina tem como objetivo provocar reflexões sobre a complexidade socioambiental nos participantes a partir de um olhar de educação ambiental crítica. Além disso, visa construir um cenário com diferentes leituras de símbolos culturais sobre as problemáticas socioambientais e refletir em relação a uma educação ambiental crítica através dos múltiplos olhares e linguagens dos participantes.
Respira e não pira: Como se organizar para otimizar sua produção acadêmica
Ministrante: Luisa Maria Diele Viegas
O meio acadêmico pode ser extremamente estressante. Vivemos sob pressão o tempo todo: sejam nossos orientadores, familiares ou até nós mesmos, sempre somos cobrados a fazer diversas coisas ao mesmo tempo: “Já montou seu projeto?”, “E a prova do mestrado/doutorado?”, “Escreveu seu artigo?”, “Como tá a monografia/dissertação/tese?”, “Abriu um concurso para a federal do Acre, já se inscreveu?”, “Já montou seu pôster pro congresso de 2019?”, “E quando acabar o doutorado... Vai fazer o que?”, “Vai fazer o mestrado/doutorado/pós-doc aonde?” Estamos cada dia mais estressados e ansiosos, temos cada dia mais casos de depressão no meio acadêmico, tudo isso porque muitas vezes as cobranças se transformam em insegurança, que gera ansiedade, que pode levar a procrastinação ou dificuldade de concentração. Já lidamos diariamente com falta de recursos, ciência sendo sucateada, universidades falindo, machismo/sexismo/racismo/preconceito no meio acadêmico.. Tudo vai contra a nossa produção e a nossa saúde mental. Com isso, monografias se transformam em pesadelos, mestrados se transformam em traumas e doutorados.... bem... Se tornam experiências terríveis. Pois bem, mas como a gente pode evitar isso? Como tornar o trabalho prazeroso e otimizar a nossa produção científica? O objetivo dessa oficina é dar algumas dicas sobre como fazer para organizar seu tempo e conseguir produzir mais na vida acadêmica, de uma maneira suave e sem dor. A ciência precisa de mais união e cooperação, e menos competição e mesquinharia. O intuito dessa oficina é esse: compartilhar experiências!
Tecido Acrobático
Ministrantes: Leticia Pereira Alcaraz de Andrade, Juliana Feitosa de Oliveira e Brendha Alvares do Santos
Tecido acrobático é uma modalidade aérea de circo, que fortalece todo o corpo, unindo dança, expressividade, consciência corporal e força. Nessa oficina serão introduzidos movimentos básicos, não exigindo então um prévio conhecimento ou alguma outra habilidade.
Uma pequena pincelada em Ilustração Científica
Ministrante: Paula Viana Leonardo
Nessa oficina será dada uma pequena introdução apresentando métodos por meio de exemplos e discutindo com os participantes algumas curiosidades. Além de retirar dúvidas sobre o assunto em questão.
Divulgação Científica
Higiene
Identificação
Bambolê
Olhares
Respira e não pira
Tecido
Pincelada
bottom of page