
BioDivulga
Este espaço contará com a presença de organizações não-governamentais variadas e outras instituições com o intuito de divulgar seus trabalhos, bem como as semelhanças e as diferenças de suas metodologias. Trata-se de uma excelente oportunidade para que você possa conhecer um pouco mais sobre diversos assuntos e formar sua própria opinião. Representantes de cada instituição estarão presentes e dispostos a responder quaisquer perguntas que vocês tenham!
Sexta-feira (11/05/2018)
10h30 às 12h30

EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
MONITORAMENTO
CONSEVAÇÃO
Projeto Aruanã
Aruanã é um projeto de monitoramento de tartarugas marinhas da Baía de Guanabara e adjacências, sediado no Laboratório ECOPESCA da UFF em Niterói - RJ.
Os principais objetivos são realizar um levantamento da ocorrência de animais vivos e da mortalidade de tartarugas marinhas desta região, visando conhecer melhor suas interações com o meio ambiente marinho, com a atividade pesqueira local e comunidade, trabalhando em conjunto com a população em projetos de Educação Ambiental.

Capim Limão
O Grupo de Agroecologia “Capim-Limão” foi formado em 2006 por estudantes do Instituto de Biologia da UFRJ. Ele foi idealizado a fim de inserir a temática da restauração ambiental com base em princípios e práticas agroecológicas, e gestiona desde então, uma área da universidade de aproximadamente 3.600 m² para atividades práticas e experimentos. Atualmente, o projeto possui diferentes grupos de trabalho como: educação ambiental; organização e operação da feira agroecológica da UFRJ, além de divulgação da agroecologia (seminários, cursos e palestras).
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
AGROECOLOGIA


CONSEVAÇÃO
Conservação
Internacional
A Conservação Internacional (CI-Brasil) é uma organização brasileira sem fins lucrativos, criada em 1990, que trabalha para garantir um planeta saudável e produtivo para todos. "Porque as pessoas precisam da natureza para prosperar".
Tem como objetivo proteger as coisas mais fundamentais que a natureza nos fornece: alimento, água, nossos meios de vida e estabilidade climática.
Eles acreditam no poder do diálogo e no estabelecimento de parcerias para implementação das transformações que julgam necessárias. Essa abordagem envolve o desenvolvimento de inovações de base científica para solução de problemas do mundo real e a realização de demonstrações de campo da efetividade dessas inovações, além de promover a amplificação das soluções para alcançar impacto global.
A CI-Brasil quer ajudar a sociedade brasileira a trilhar um rumo de desenvolvimento que nos leve a um futuro mais rico, mais igualitário, mais saudável e sustentável - em benefício da humanidade.
Ilhas do Rio

Criado em 2011 no Monumento Natural das Ilhas Cagarrras (MoNa Cagarras), o Projeto Ilhas do Rio desenvolve pesquisas científicas. Além disso, promove a mobilização social sensibilizando a sociedade para apoio às medidas de conservação e estímulo ao turismo consciente no MoNa Cagarras. Assim, todo conhecimento adquirido é difundido para a população através de atividades didático-científicas como cursos, palestras, mutirões de limpeza, exposições, entre outras iniciativas de educação ambiental e divulgação científica.
CONSEVAÇÃO

DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA
FOTOGRAFIA
CONSEVAÇÃO
Projeto Mantis
O Projeto Mantis é um trabalho independente, organizado por alunos de graduação em Biologia da UNIRIO e atualmente com sede no Jardim Botânico – RJ. O objetivo do Projeto é contribuir com o conhecimento da biodiversidade da Mata Atlântica, com foco no grupo de insetos conhecidos como louva-a-deus. Além disso, o principal pilar do projeto é a divulgação científica, levando a público todas as descobertas obtidas de uma forma compreensível para todos, do público específico ao leigo.

Muda Maré
DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA
FOTOGRAFIA
CONSEVAÇÃO
Projeto de Educação Ambiental que atua desde 2011 no Complexo da Maré, que busca contribuir com as demandas ambientais locais, discutindo conceitos de meio ambiente, educação ambiental, agricultura urbana, sustentabilidade, agroecologia e consumo.
O Muda Maré atua em diferentes frentes de trabalho e busca promover, através dos conhecimentos acumulados nas áreas de Educação Ambiental e Agroecologia, uma interação transformadora com a do Complexo de favelas da Maré visando articular diferentes segmentos da sociedade através da interdisciplinaridade de suas ações, promover a troca de saberes, a elaboração de ações conjuntas e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.
O projeto Muda Maré tem o apoio da Pró Reitoria de Extensão da UFRJ e atua em parceria com a Rede de Agroecologia da UFRJ, com o Horto Universitário, com a OSCIP Redes de Desenvolvimento da Maré e a Lona Cultural Herbert Vianna.